1.20.2011

Dicas para um relacionamento feliz

 

O casal
Todo relacionamento necessita de troca para sobreviver. Para tanto é necessário, em primeiro lugar identificar que troca existe na relação ( afetiva, conveniência, amor, cumplicidade… Quando não nos lembramos disso ficamos mais sensíveis a traição, ou por motivo real, ou porque achávamos que algo deveria ter ocorrido e não aconteceu como havíamos planejado ou idealizado.
Os filhos
Os filhos devem ter um lugar especial na relação do casal mas nunca ocupar o espaço de um dos membros. Para isso o casal deve estar atento para que não haja por parte da criança uma satisfação em burlar regras para se tornar o centro de atenção e até mesmo se destacar e vitimizar-se perante os pais. Isso fará com que o casal se distancie gerando brigas, frustrações e manipulações não satisfatórias.


Evite problemas
Não caía na sua própria armadilha, comece a perceber seus reais desejos, pois se você os ignora e não os conhece, o parceiro terá dificuldade em reconhecê-lo e corresponder ao que você imagina querer de fato. Pense nisso!


Seja realista
A maioria das pessoas idealiza o amor de acordo com sua educação e a cultura que o cerca: os filmes convidam você a sonhar com relações românticas ou com parceiros ideais, que fazem elogios o tempo todo e mostram o quanto não conseguem viver ao seu lado.

Ao se apaixonar, a pessoa costuma adaptar seu comportamento as expectativas que tem em relação a outra, ou a sua idéia de amor ideal. Mais cedo ou mais tarde, as personalidades aparecerão e com elas as primeiras decepções - para impedir isso, é preciso saber entender o outro.

Evite desistir logo
Entregar os pontos diante do primeiro grande problema não é a melhor solução, já que todos sabemos que nenhuma relação ou pessoa é perfeita. Para melhorá-las, é preciso trabalhar e ser perseverante. Uma relação se constrói dia após dia e por ambas as partes, que se esforçam para vigiar os defeitos e potencializar seus pontos fortes, que reforçam o amor.

Pode ser que isto acabe com os ideais românticos de alguém, mas evitará surpresas futuras.

Conheça o passado amoroso de quem está com você
Segundo a psicoterapeuta nova-iorquina Marilyn Graman, muitas vezes não buscamos informação suficiente sobre a outra pessoa quando começamos a sair com ela.

“É importante conhecer o passado amoroso de alguém, porque tem muito a ver com como ela se comportará no futuro”, completa.

Para conhecer seu companheiro, é bom saber as seguintes coisas: ele teve alguma relação longa ou a maioria delas foi curta? Faz planos para um futuro próximo ou só pensa um ou dois meses a frente? Fala em ter uma relação longa ou se casar? Há alguma referência em suas conversas sobre como ele gostaria que fosse uma relação séria ou o casamento?

Atenção as discussões
As disputas indicam a saúde da relação. São positivas quando buscam um acordo ou uma solução, sem violência, insultos ou humilhações, e quando servem para que a relação funcione, como um nexo de atração para reviver a sexualidade, ou pelo prazer trazido pela reconciliação posterior.

Por outro lado, podem ser negativas se envolverem terceiros para conseguir algo ou envolvem uma crítica constante, auto-estima baixa ou críticas pessoais sobre a outra pessoa. Outro ponto negativo é recorrer a chantagem psicológica. Mais um sinal de que algo vai muito mal é quando a discussão utiliza-se do silêncio como resposta, ou quando se age com indiferença para acabar com a paciência do companheiro.

As brigas se tornam extremamente difíceis de ser contornadas quando começam exigindo concessões que o companheiro não está disposto a fazer. A situação fica ainda pior quando ele sempre reage negando para não perder a batalha ou cedendo para não discutir mais.

Perguntas-chave
Para ajudar a decidir se vale a pena continuar a relação, deve-se pensar numa série de perguntas:
1 - A relação tem o mesmo significado para os dois? Pode ser que uma pessoa busque estabilidade e compreensão, enquanto a outra pensa apenas na paixão e na aventura.
2 - Vocês têm interesses ou objetivos que podem ser compartilhados?
3 - Está disposto a fazer todo o possível para solucionar os conflitos que o levaram a pensar em se separar?
4 - Com o fim desta relação, acha que terá poucas chances de se apaixonar por outra pessoa?
5 - O desgaste se deve mais a motivos práticos de convivência que a razões emocionais, como a falta de amor ou paixão?
6 - As alegrias da relação superam os problemas?

Se a resposta a maioria destas dúvidas for positiva, o casal tem muitas chances de se salvar e continuar sua relação, uma vez resolvidas suas diferenças.
fonte:www.dicafeminina.com

Nenhum comentário: