1.18.2011

Como evitar as infecções típicas da praia

A areia esconde bactérias, protozoários e outras ameaças à saúde

Aretha Yarak
Perigo à vista: muitas vezes, até o gelo que acompanha refrescos e bebidas na praia está contaminado com bactérias e protozoários
Perigo à vista: muitas vezes, até o gelo que acompanha refrescos e bebidas na praia está contaminado com bactérias e protozoários (Getty Images/Thinkstock)
Da areia contaminada com parasitas que causam o bicho geográfico a refrescos vendidos com gelo armazenado incorretamente, cheios de bactérias e protozoários capazes de causar vômitos, febre e diarreia. Um dia de sol, sombra e água fresca na praia pode esconder diversos perigos à saúde. É no verão, com os balneários lotados e períodos curtos de chuva, que os riscos de infecções alimentar, dermatológica ou por contato com o solo contaminado aumentam exponencialmente. Na maioria dos casos, o incidente poderia ser evitado com medidas simples, como lavar sempre as mãos antes de se alimentar ou ingerir apenas água engarrafada.

Água e alimentos contaminados


Qual a diferença entre água contaminada e poluída?

  •     Água poluída – é a água que apresenta alterações físicas, como: cheiro, turbidez, cor ou sabor. Normalmente, a alteração física é conseqüência da contaminação química, geralmente devido à presença de substâncias, como: elementos estranhos ou tóxicos.
  •     Água contaminada – é a água que contém agentes patogênicos vivos, sejam bactérias, vermes, protozoários ou vírus. Essa água não é potável, logo não deve ser utilizada.


 



 
 

Fontes de Contaminação
            Como a água tratada pode ser contaminada? E nascentes e poços?
A água de abastecimento passa por um tratamento rigoroso e, somente depois, é distribuída para as residências, onde existem ligações domiciliares. Ali, a água é armazenada em caixas d’água. É nessa etapa que pode ocorrer a contaminação.
           Também as nascentes, minas e cisternas, que são fontes de suprimento de água, podem apresentar contaminação, seja por se localizarem na proximidade de fossas, onde há grande presença de matéria orgânica, ou pelo acesso de animais, água de chuvas ou outras fontes de contaminação e poluição.



Os alimentos são excelentes substratos onde se desenvolvem numerosas espécies e variedades de microrganismos, por vários fatores ambientais. De todos os micro-organismos as bactérias são as de maior participação nos processos de contaminações de alimentos, pois atuam sob numerosos tipos de substratos, sob diferentes faixas de temperatura e de PH, bem como de condições do meio ambiente.

A contaminação microbiana do alimento acontece direta ou indiretamente. Na forma direta ela ocorre no tecido animal ou vegetal vivo, antes do abate ou colheita, já na forma indireta, acontece depois do abate ou colheita dos alimentos, por mecanismo cruzado ou não. A higiene pessoal dos manipuladores de alimentos, higiene do ambiente de trabalho e de utensílios utilizados para o preparo de alimentos, são itens imprescindíveis para o cuidado de uma alimentação sem contaminação e de boa qualidade.

Fontes de microorganismos contaminantes:

• Indivíduo (manipulador): o indivíduo enfermo ou portador assintomático de microrganismos patogênicos é portador ativo de contaminação de alimentos.
Boca e nariz: espirros, tosse, focos dentários, inflamações bucais, etc.

• Mãos: procedimentos anti-higiênicos (esfregar o nariz, alisar o cabelo, etc).

• Lesões cutâneas: ferimentos, espinhas, furúnculos, queimaduras, etc.

• Animais: como o cachorro, gato, pássaros, podem constituir graves focos de contaminação e transmissão de microrganismos que se estende a ali-mentos e ao próprio indivíduo.

• Insetos: além da degradação física podem transmitir aos produtos microrganismos deteriorantes e patogênicos. As moscas que tem seu habitat em locais anti - higiênico (lixo, chiqueiros, etc) , transportam através de seu corpo grande quantidade de microrganismos sendo depois depositado sobre equipa-mentos, utensílios e alimentos expostos. As baratas pode contaminar com facilidade os alimentos pelo fato de coabitarem os locais de preparo e armazenamento (cozinhas, copas, despesas). As baratas tem olfato acentuado e por isso localizam os alimentos com muita facilidade. Além de veicularem microrganismos, prejudicam o odor e o sabor dos alimentos, impreg-nando com seu desagradável e carac-terístico cheiro.

• Roedores: atuam principalmente sobre os alimentos armazenados, contaminando-os através de seus pelos, fezes e urina. Os alimentos preferencialmente consumidos pelos roedores são os cereais, as frutas, o leite, embutidos e queijos.

• Aves : os ovos podem ser contaminados devido a alimentação das aves e também a manipulação do homem.

• Mamíferos: especialmente os bovinos e suínos, podem vincular diretamente microrganismos para os alimentos pos-teriormente constituídos , como a carne e o leite.

• Pescados: os peixes, camarões, lagostas, mariscos e outros tipos de pescados podem conter uma intensa carga microbiana. Os pescados podem tornarem-se produtores de microrganismos desde o momento de sua captura e visceração das operações de congelamento e descongelamento, de seu transporte e processamento e sua estocagem. 

Nenhum comentário: