1.17.2011

alimentacao

FIBRAS PARA LIVRAR O ORGANISMO DAS TOXINAS

Fibras para livrar o organismo das toxinas
Além de facilitarem a digestão, alimentos ricos em fibras evitam o mau humor, envelhecimento precoce e previnem diversas doenças.

Durante as férias, é comum exagerar na comida e não seguir com tantos cuidados uma dieta mais saudável. Por isso, é importante acrescentar nas refeições alimentos ricos em fibras para varrer as toxinas do organismo. Elas aspiram as moléculas de gordura que podem entupir as artérias, reduzem o colesterol, aumentam a resistência e também levam as toxinas cancerígenas para fora do organismo.

Cascas e sementes de frutas, leguminosas, vegetais e cereais, quando não submetidos a processamento ou refinação, são opções de fibras naturais. “Uma colher de sopa por dia de farelo de trigo, cereais ou arroz traz excelentes resultados para a pele, além de ajudar na movimentação e bom funcionamento do intestino”, explica a nutricionista Priscila Arruda.

O sinal de alerta do corpo para a ingestão insuficiente de fibras diariamente são a má digestão e a prisão de ventre. O aconselhável é consumir em média de 25g a 30g de fibras por dia, sendo que o consumo se tornará mais favorável e eficaz quando administrado com a ingestão adequada de líquido, em média 1 a 1,5 litro diariamente.

Para não se confundir na conta, veja a referência de alguns alimentos ricos em fibras na relação abaixo:

Cereais e derivados
4 colheres de sopa de arroz integral cozido  - 1,50g de fibras
7 colheres de sopa de flocos de aveia -  6,40g
2 copos de 250 ml de cereal matinal de milho e açúcar - 3,11g
4 fatias de pão de fôrma integral -  5,03g

Vegetais
8 colheres de sopa de brócolis cozido - 2,86g de fibras
1beterraba média cozida - 2,24g
1 concha média de feijão carioca cozido - 5,90g
1 concha rasa de lentilha cozida - 5,02g

A cada 100g de frutas
Banana nanica - 1,80g de fibras
Laranja pêra - 2,20g
Maçã-gala - 2,20g
Manga - 3,28g

O consumo de fibras e alta quantidade de água de frutas, legumes e verduras crus, ajudam a eliminar do corpo as toxinas acumuladas, facilitando a digestão e desobstruindo o sistema excretor. Além disso, previnem doenças do coração, problemas relacionados ao intestino, evitam o envelhecimento precoce, atuam na diminuição dos níveis de colesterol e trazem bom humor e disposição. O combate ao mau hálito e a sensação de saciedade mais duradoura são outras vantagens de uma dieta baseada em fibras. Vantagem é o que não falta!

Nenhum comentário: