1.17.2011

beleza

PELE NEGRA EXIGE CUIDADOS DIFERENCIADOS DURANTE O VERÃO

Pele negra exige cuidados diferenciados durante o verão
Redobre os cuidados e mantenha a pele sempre linda.

O fato de a pele negra ter algumas vantagens em relação à pele mais clara na hora da exposição ao sol não é desculpa para se descuidar. O dermatologista Valter Claudino, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, aponta que a pele negra é mais firme e possui maior atividade dos melacinótipos, que funcionam como um protetor solar natural, aumentando a resistência cutânea, principalmente contra o câncer de pele. No entanto, ele lembra, ainda é preciso estar atento aos horários de pico, usar bonés e protetor solar com, no mínimo, fator 20.
Durante o verão, outro cuidado importante é evitar substâncias gordurosas e ácidas, produtos à base de álcool, peelings, laser ou qualquer procedimento traumático, levando em conta sempre o tipo de cicatrização. Segundo o dermatologista, nesta época, a pele negra pode ter um aumento no aparecimento de cravos e espinhas, por ser mais oleosa.
Também se faz necessário prestar atenção especial ao aparecimento de manchas, seus aspectos e coloração. “Manchas brancas podem ser sinais de desidratação. Neste caso, é importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes após o banho; evitar água quente; banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção, pois a pele negra mancha facilmente, perde o brilho e torna-se opaca”, explica Valter.
Além disso, a limpeza da pele deve ser feita corretamente pela manhã e à noite, pois evita a dilatação dos poros. Lavar o rosto com sabonete apropriado para seu tipo de pele, usar loção adstringente e passar filtro solar próprio antes de sair de casa são medidas que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. Para a face, é recomendado utilizar creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No corpo, um hidratante lubrificante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia, é o suficiente.
A pele negra possui melanina e colágeno em abundância, o que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides. Por isso, é preciso cuidado redobrado na hora de fazer tratamentos estéticos.
Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras é uma boa pedida. A hidratação desses produtos é mais intensa quando usados após o banho, já que a pele úmida os absorve melhor. Esfoliar a pele uma vez por semana também é recomendável, pois favorece a penetração do creme.

Nenhum comentário: