1.16.2011

FIBROMIALGIA: ACUPUNTURA PODE AJUDAR NA RECUPERAÇÃO

Especialista fala sobre o assunto.

De acordo com o Dr. Dirceu de Lavor Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, o mais importante é que o paciente detecte a doença. “Dor, por mais de três meses, em todo o corpo, e presença de pontos dolorosos na musculatura já indicam a doença. A alteração do sono também é frequente, afetando quase 95% dos pacientes. Com o sono profundo interrompido, a qualidade sofre uma queda e a pessoa acorda cansada, mesmo que tenha dormido por um longo tempo, aumentando a fadiga, a contração muscular e a dor” explica o médico.

Ainda como sintomas da fibromialgia identifica-se a rigidez matinal, dor abdominal, cefaléias, tonturas, amortecimentos, dor toráxica atípica, palpitação, sensação de aumento do volume articular, tensão pré-menstrual, incômodo psicológico como depressão e ansiedade, queixas cognitivas como problemas de memória e dificuldade de concentração. Em alguns pacientes são encontrados pontos de intensa contração muscular, semelhantes a pequenos caroços: são os chamados "pontos-gatilho”.

O tratamento para quem sofre de Fibromialgia é constante, pois a doença ainda não tem cura. Em um estado de dor crônica, os medicamentos utilizados com mais eficácia são os analgésic.

Você sabe o que é fibromialgia? Por mais que este nome lhe pareça estranho, o problema está se tornando cada vez mais comum no nosso país. A doença nada mais é do que aquela dor crônica generalizada por todo o corpo, que já atinge 2% da população brasileira. E não pense que este é um “privilégio” dos idosos. Estudos comprovam que até crianças e adolescentes podem sofrer deste mal, mesmo que em números bem menores.

Nos últimos anos, uma técnica tem se tornado bastante comum no tratamento da fibromialgia. A acupuntura, além de exercer um potente efeito analgésico, tem ação anti-inflamatória e relaxante muscular. A sensação de alívio das dores e o desconforto têm feito com que cada vez mais pessoas busquem a técnica, pois sua ação terapêutica age diretamente nos músculos afetados.

Ainda como sintomas da fibromialgia identifica-se a rigidez matinal, dor abdominal, cefaléias, tonturas, amortecimentos, dor toráxica atípica, palpitação, sensação de aumento do volume articular, tensão pré-menstrual, incômodo psicológico como depressão e ansiedade, queixas cognitivas como problemas de memória e dificuldade de concentração. Em alguns pacientes são encontrados pontos de intensa contração muscular, semelhantes a pequenos caroços: são os chamados "pontos-gatilho”..

“Vários tipos de tratamento já foram testados para a fibromialgia, e muitos deles não ajudaram. Porém, com o melhor entendimento do problema, novas medidas estão por vir. Atividade física regular é o tratamento capaz de restaurar a pessoa para uma vida normal. A acupuntura também é um método que pode ajudar em casos de dor localizada e resistente e é recomendada com certa frequência. Porém, o paciente deve ter em mente que a acupuntura funciona somente enquanto o paciente está sob tratamento e não tem efeito duradouro”.

Um comentário:

Analice disse...

é me senti lezada por uma breve hoje vi uma entrevista deste medico e fui duas vez ao hc de pernambuco e simplesmente, imagina que teria uma conversa ... mas na verdade escutei dele que no hc só ha vagas daqui a 4 anos... Por que vincular propagando enganosa... heim, estou com problemas nos tenões do ombro, busco apoio e escuto isso, estou afastada, tenho laudo... e ele nao me questionou nada disso...

infelizmente creio que ele seja muito bom, mas precisamos de mais veracidade das propagandas...