Conheça mais sobre esse poderoso alimento
Amaranto. Este cereal de origem Andina está tomando de assalto as refeições matinais dos brasileiros antenados em alimentos saudáveis. A semente do amaranto é uma rica fonte de proteínas, cálcio e zinco. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais deste novo componente das mesas brasileiras?
Amaranto. Este cereal de origem Andina está tomando de assalto as refeições matinais dos brasileiros antenados em alimentos saudáveis. A semente do amaranto é uma rica fonte de proteínas, cálcio e zinco. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais deste novo componente das mesas brasileiras?
A boa fama não para por aí e ultrapassa as fronteiras. A Organização das nações unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) classificou o amaranto como a melhor proteína de origem vegetal do planeta.
Já é possível encontrar o amaranto nos mercados ou lojas especializadas em forma de barrinhas e farinha. Essa última pode ser utilizada em sucos, bolos, biscoitos e sopas. A “novidade” saudável também pode ser usada em bebidas como o chá frio. O objetivo da bebida é ajudar no bom funcionamento do organismo, além de ser oxidante.
O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito
As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí começou o seu cultivo no Brasil. O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). De acordo com estudos, ela se compara com a proteína do leite. É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.
Ainda é pouco conhecido no Brasil. Por isso pode ser difícil a sua aquisição. Atualmente é comercializado em flocos naturais, semelhante aos flocos da aveia, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e também pode ser consumido como pipoca. A cada dia vem sendo pesquisado seu emprego como matéria-prima em alimentos consumidos habitualmente pela população.
Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, veem mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue. Vários componentes presentes podem atuar neste efeito, como o óleo, a fibra, a proteína e as substâncias antioxidantes. Uma delas foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, que utilizaram as sementes e reduziram o colesterol de animais de laboratório. As pesquisas também mostraram resultados satisfatórios em humanos, prova que este alimento é outro forte candidato a fazer parte de uma alimetação saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário