RIO - O Rio de Janeiro vive sua década de ouro e um dos setores que protagonizam o desenvolvimento da cidade é, sem dúvida, o de hotelaria. Os legados da escolha da cidade como sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 para o setor prometem ser muitos e devem ir além da exposição na mídia internacional e dos benefícios em infraestrutura. De acordo com Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), a cidade não só irá expandir o número de acomodações, como também atrairá novas bandeiras do setor e ampliará a diversidade de opções de hospedagem. Consequentemente, crescerá a oferta de empregos.
- Em franco crescimento, o segmento de hotelaria está em busca de profissionais qualificados, um dos fatores que vai permitir o nivelamento do mercado - afirma o diretor da Escola de Hospitalidade do IBMR, Federico Vujosevich.
Hoje, segundo a prefeitura, o Rio conta com cerca de 25 mil quartos de hotéis nos padrões do COI e a estimativa é que a cidade ganhe ao menos outras 10 mil novas unidades habitacionais, sendo que quatro mil já estão aprovadas pela prefeitura. Cada novo quarto de hotel criado deve gerar cerca de quatro empregos no setor de turismo, sendo um direto e três indiretos, explica Lopes, da ABIH-RJ. Até 2014, a previsão é que sejam inaugurados 36 novos hotéis, 17 deles na capital.
- Estes números comprovam que o mercado hoteleiro carioca, para atender ao crescimento deste setor, vai precisar de mão de obra qualificada. Para isso, ter profissionais formados numa escola de primeira linha é fundamental, já que este mercado atende a clientes exigentes, que buscam a perfeição no atendimento - completa Vujosevich.
Confira dados significativos do setor
Além disso, destaca o diretor da Escola de Hospitalidade do IBMR, a cidade também precisa se preparar para manter a qualidade deste setor depois destes eventos, fazendo com que o Rio se torne referência em turismo.
Um mundo de possibilidades profissionais
Engana-se quem pensa que o profissional de hotelaria deve ficar restrito apenas ao ambiente de um hotel ou de restaurantes. Embora a maior demanda esteja nas áreas de governança e alimentos e bebidas, hoje, os profissionais são contratados por empresas para reproduzir o luxo e o bom atendimento em outros segmentos. Os mais qualificados estão sendo preparados para atuar em diferentes áreas, como shoppings, hospitais, bancos, parques, clubes, spas, companhias aéreas, marítimas e terrestres, e na administração pública, inclusive.
- Estes segmentos têm buscado cada vez mais profissionais de hotelaria na tentativa de personalizar o atendimento e oferecer uma estrutura mais acolhedora - diz Vujosevich.
A experiência internacional na indústria da hotelaria é fundamental, já que é uma forma de o profissional conhecer diferentes culturas e atender às necessidades dos diferentes clientes, ressalta Vujosevich. Algumas escolas, como o IBMR, abrem a oportunidade de os alunos optarem por estudar alguns semestres fora do país - neste caso, no Glion Institute of Higher Education, na Suíça, parceiro do instituto no curso de hotelaria e que está entre as três melhores escolas do mundo na área - e conviver com pessoas de diferentes nacionalidades :
- Isso contribui para formar profissionais de hospitalidade mais preparados para um mercado globalizado - acrescenta o diretor da Escola de Hospitalidade do IBMR.
Aluna do IBMR-Glion Rio, Beatriz de Oliveira Rodrigues, de 40 anos, pensa em ter uma experiência no exterior, onde a cultura da gestão de hotelaria já está mais desenvolvida e avançada.
- Ainda não tenho um local específico em mente. Até o fim do curso, terei tempo para pesquisar e analisar as tendências do mercado e definir qual será o meu destino.
Beatriz da Rocha Xavier, também aluna do IBMR, além de aprimorar o inglês e cursar há dois anos aulas de italiano, pretende estudar francês em breve. Segundo ela, há outras maneiras de se qualificar na área, como fazer uma especialização em recursos humanos:
- Para atender às exigências do mercado, os profissionais da área precisam ter uma visão empreendedora, com amplo sentido crítico, humano e com uma visão global. E ter prazer em servir outras pessoas.
Para o diretor do IBMR, é preciso ir além dos conhecimentos básicos. Especializar-se em outras áreas, como marketing, gestão e RH, e entender de psicologia e pluralidade cultural, tanto para lidar com clientes como com colegas de outras nacionalidades, podem contar pontos a favor.Além disso, é preciso ser pró-ativo e capaz de resolver problemas.
- Uma grande qualidade deste profissional é antecipar o que o cliente quer. É neste aspecto que você impressiona o consumidor - completa Vujosevich.
Leia mais: Parques e hotéis estão em ritmo de contratações no Rio e em SP
O segmento de hotelaria está em busca de profissionais qualificados, um dos fatores que vai permitir o nivelamento do mercado
Hoje, segundo a prefeitura, o Rio conta com cerca de 25 mil quartos de hotéis nos padrões do COI e a estimativa é que a cidade ganhe ao menos outras 10 mil novas unidades habitacionais, sendo que quatro mil já estão aprovadas pela prefeitura. Cada novo quarto de hotel criado deve gerar cerca de quatro empregos no setor de turismo, sendo um direto e três indiretos, explica Lopes, da ABIH-RJ. Até 2014, a previsão é que sejam inaugurados 36 novos hotéis, 17 deles na capital.
- Estes números comprovam que o mercado hoteleiro carioca, para atender ao crescimento deste setor, vai precisar de mão de obra qualificada. Para isso, ter profissionais formados numa escola de primeira linha é fundamental, já que este mercado atende a clientes exigentes, que buscam a perfeição no atendimento - completa Vujosevich.
Confira dados significativos do setor
Além disso, destaca o diretor da Escola de Hospitalidade do IBMR, a cidade também precisa se preparar para manter a qualidade deste setor depois destes eventos, fazendo com que o Rio se torne referência em turismo.
Um mundo de possibilidades profissionais
Engana-se quem pensa que o profissional de hotelaria deve ficar restrito apenas ao ambiente de um hotel ou de restaurantes. Embora a maior demanda esteja nas áreas de governança e alimentos e bebidas, hoje, os profissionais são contratados por empresas para reproduzir o luxo e o bom atendimento em outros segmentos. Os mais qualificados estão sendo preparados para atuar em diferentes áreas, como shoppings, hospitais, bancos, parques, clubes, spas, companhias aéreas, marítimas e terrestres, e na administração pública, inclusive.
- Estes segmentos têm buscado cada vez mais profissionais de hotelaria na tentativa de personalizar o atendimento e oferecer uma estrutura mais acolhedora - diz Vujosevich.
A experiência internacional na indústria da hotelaria é fundamental, já que é uma forma de o profissional conhecer diferentes culturas e atender às necessidades dos diferentes clientes, ressalta Vujosevich. Algumas escolas, como o IBMR, abrem a oportunidade de os alunos optarem por estudar alguns semestres fora do país - neste caso, no Glion Institute of Higher Education, na Suíça, parceiro do instituto no curso de hotelaria e que está entre as três melhores escolas do mundo na área - e conviver com pessoas de diferentes nacionalidades :
- Isso contribui para formar profissionais de hospitalidade mais preparados para um mercado globalizado - acrescenta o diretor da Escola de Hospitalidade do IBMR.
Aluna do IBMR-Glion Rio, Beatriz de Oliveira Rodrigues, de 40 anos, pensa em ter uma experiência no exterior, onde a cultura da gestão de hotelaria já está mais desenvolvida e avançada.
- Ainda não tenho um local específico em mente. Até o fim do curso, terei tempo para pesquisar e analisar as tendências do mercado e definir qual será o meu destino.
Uma grande qualidade deste profissional é antecipar o que o cliente quer. É neste aspecto que você impressiona o consumidor
- Para atender às exigências do mercado, os profissionais da área precisam ter uma visão empreendedora, com amplo sentido crítico, humano e com uma visão global. E ter prazer em servir outras pessoas.
Para o diretor do IBMR, é preciso ir além dos conhecimentos básicos. Especializar-se em outras áreas, como marketing, gestão e RH, e entender de psicologia e pluralidade cultural, tanto para lidar com clientes como com colegas de outras nacionalidades, podem contar pontos a favor.Além disso, é preciso ser pró-ativo e capaz de resolver problemas.
- Uma grande qualidade deste profissional é antecipar o que o cliente quer. É neste aspecto que você impressiona o consumidor - completa Vujosevich.
Leia mais: Parques e hotéis estão em ritmo de contratações no Rio e em SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário