6.29.2011

SAPATOS DE COURO: COMO CUIDAR DELES?


Sapatos de couro: Como cuidar deles?
Atenção! O cuidado com os belos sapatos de couro são diários

Um item do mundo da moda enlouquece tanto mulheres quanto homens. Estamos falando dos sapatos. E quando falamos em sapatos de couro, o sonho de consumo cresce ainda mais. Mas, e como cuidar desses objetos de desejo que nunca saem de moda, principalmente no inverno? Para que o sapato de couro dure por muitos anos, é preciso que a limpeza seja feita periodicamente.
De acordo com Danilo Alves Pires, dono da loja Overend, para que o sapato fique com a aparência de novo, é necessário que ele seja limpo com uma escova macia ou um pano úmido, associado ao sabão neutro. Segundo Danilo, nunca se deve aplicar produto químico e nem mergulhar na água. “O excesso de água pode danificar a cor e o material”, explicou.
Para secar, basta deixá-lo à sombra, em um local seco e arejado, nunca sob o sol. Segundo Danilo, o sol pode deformar as matérias primas que compõem as diversas partes do produto. “Se por algum motivo molhar, deixe-os secar de forma natural, à temperatura ambiente”, disse.
Para guardar um sapato feminino ou masculino, uma bota ou uma sandália de couro, é preciso mais cuidados. Não apenas deixar na caixa ou num saco plástico como muita gente faz. A dica do coordenador técnico em curtimento de couro, Hélio José Fernandes, é que o sapato de seja guardado em local arejado, fora da caixa.
Segundo ele, a falta de ventilação pode ocasionar descoloração e mofo no couro, por este ser um produto natural. “Se surgirem estes sinais, usar um pano levemente úmido”, disse Hélio. A mesma dica vale para outros produtos de couro como bolsa e jaquetas.
Além de guardar sapatos em caixas, outro grande erro de quem compra sapatos de couro é empilhar as peças. O produto já possui as marcas naturais do couro e empilhar só intensifica essas marcas. “O ideal é deixar os sapatos lado a lado”

Nenhum comentário: