6.28.2011

Melhores alimentos de acordo com cada estação

Divulgação RIO - Você sabia que o agrião é primo da mostarda, que a alcachofra é da família das margaridas e aspargo só pode ficar na geladeira por três dias? Estas informações, referências à mitologia e histórias deliciosas estão no livro "Da colheita para a mesa", de Letícia Ferreira Braga e Ina Gracindo, que será lançado na próxima terça-feira pela editora Casa da Palavra. Ao longo das páginas, o leitor se envolve com o universo da cozinha, aprende algumas receitas e até quando usá-las, já que a proposta é aproveitar os alimentos de acordo com cada estação - numa filosofia de sintonia com a terra. Abaixo, uma entrevista com algumas dicas das autoras:
Como saber se o alimento está na época sem ter que decorar a tabela? O que perceber?O alimento quando está na época não depende apenas do preço e nem da abundância nas gôndolas dos mercados, embora nas feiras livres este seja um bom sinal. As cores mais vibrantes representam as estações menos frias, enquanto as mais sóbrias, a necessidade de alimentos mais calóricos, que nos aqueçam mais.
Por que os vegetais da época são melhores para a saúde?Em primeiro lugar porque da terra brota o fruto da estação corrente, que é exatamente o que a gente necessita para o tipo de clima que está vivenciando. Nos desconectar do que é necessário durante uma estação resulta em carências no nosso organismo.
E para o meio ambiente?Certos produtos nascem em certas estações porque têm clima e solo ideais para tanto e nos alimentamos com esses frutos porque suprem nossas necessidades da temporada, uma interação natural entre homem e seu habitat. No verão temos alimentos mais frescos, com mais líquidos, mais leves. No inverno temos mais raízes, que refletem as necessidades de valores calóricos e assim suprem as necessidades de certas vitaminas e sais minerais de forma a nos mantermos mais saudáveis. Para que um produto seja plantado em solo diferente de sua origem natural ou em grande escala, experimentos de adaptação precisam acontecer na semente e talvez no solo - são mudanças genéticas que embora exames laboratoriais indiquem resultados favoráveis, ainda não sabemos com certeza quais os seus possíveis efeitos na natureza
O Globo.

Nenhum comentário: