6.28.2011

Brasileiro adora lasanha.

Lasanha, o prato preferido do brasileiro/ Foto de arquivo
RIO - Nem feijoada, nem churrasco. Pesquisa internacional feita pela ONG Comitê de Oxford de Combate à Fome (Oxfam) revela que o prato preferido do brasileiro é a lasanha. E não só. Ela vem seguida de arroz, macarrão, feijoada e pizza. A explícita preferência nacional pelos carboidratos só faz aumentar a epidemia de obesidade no país: 49,6% da população estão acima do peso e 13,9% são apontados como obesos, segundo o IBGE. Com a ascensão da classe C, o órgão já havia constatado o maior consumo de semiprontos - geralmente carboidratos - em detrimento da saudável parceria arroz e feijão. Fontes de energia; açúcares, amidos e fibras em excesso engordam, causam diabetes e anemia.
No Brasil, a salada ocupa o último lugar na preferência, atrás até de comida japonesa. Além do preço mais acessível, a predileção por carboidratos explica-se em parte porque eles ativam no cérebro a sensação de prazer. E como são indispensáveis ao organismo, o melhor é optar pelos complexos, como os cereais integrais, de absorção lenta e que fornecem glicose - o combustível celular - na dose adequada.
Também a forma de preparar e comer carboidratos como lasanha e pizza anula efeitos nocivos. Patricia Davidson, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, sugere optar por pizzas magras como a vegetariana ou só com mussarela. Outra dica é incluir massa de tomate em macarrão ou lasanha, substituindo molhos cremosos:
- Associe carboidratos com fontes de boas gorduras, como azeite, castanhas picadas, nozes, amêndoas ou fibras de verduras, legumes, hortaliças, farelo de aveia, farinha de linhaça, ou proteínas, de carne, ovo, frango e peixe.
Um cuidado é evitar combinações que aumentem rapidamente a glicose. Isto ocorre quando se mistura carboidratos, especialmente os simples (doces, açúcar, mel etc). Por exemplo, beber suco de laranja com croissant não é boa ideia, diz Bia Rique, da Clínica Ivo Pitanguy, autora de "Comer para emagrecer" (Casa da Palavra).
- Os carboidratos têm uma característica que os tornam os preferidos em todo o mundo. Eles são comfort foods, nutrientes que causam prazer. Além disso, há várias opções de lasanhas e pizzas semiprontas fáceis de preparar, o que facilita seu grande consumo - diz Bia. - Não vemos muitos semiprontos com carboidratos vegetais porque são difíceis de congelar.
Comer pouco e em intervalo maior
O melhor, acrescenta Bia, é comer os integrais e em doses homeopáticas. Nada de se entupir de um prato de macarrão ou comer uma lasanha inteira, ou três pedaços de pizza de uma vez.
- Tente ingerir pouco e em intervalos maiores. Assim terá liberação constante de glicose, sem prejuízo às suas células - explica.
Luciana Harfenist, nutricionista clínica e funcional, ensina que de 50% a 60% da alimentação diária devem ser de carboidratos, e também recomenda comer pouco a cada três horas. E ainda consumir menos os carboidratos de absorção rápida, como sucos de frutas, mel, açúcar, melaço, doces e pão, macarrão e arroz branco.
- Quando a glicose sobe aceleradamente, a insulina cai, podendo causar hipoglicemia - alerta.
Ela dá uma dica: substitua a massa da lasanha por berinjela ou abobrinha. Basta cortá-las no sentido do comprimento, ferver por cinco minutos e preparar. No risoto, troque o arroz branco pelo preto, rico antioxidantes e fibras.
O Globo

Nenhum comentário: