6.27.2011

Dieta de apenas 600 calorias reverteria o diabetes tipo dois

Rio - Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Newcastle revelou que manter uma dieta de 600 calorias diárias por oito semanas pode reverter o diabetes tipo dois. Segundo os especialistas, a redução radical de calorias diminui níveis de gordura no pâncreas e no fígado, o que ajuda a produção de insulina a voltar ao normal.
O experimento foi feito com 11 voluntários. Eles se alimentaram exclusivamente de líquidos dietéticos e vegetais sem carboidratos. Depois de uma semana, foi constatado que os níveis de açúcar no sangue dos participantes, em jejum, tinham voltado ao normal. Exames de ressonância magnética do pâncreas também revelaram que os níveis de gordura tinham diminuído de 8% (alto) para 6% (normal).

Mas alguns especialistas fazem ressalvas. “Uma pessoa que passa o dia todo com 600 calorias pode desenvolver grave quadro de desnutrição e até outras doenças por falta de nutrientes”, diz o chefe da Endocrinologia do Hospital Memorial, Lois Tadeu.
A redução da ingestão de calorias e a prática de exercícios físcos podem contribuir para o tratamento da doença. Ingerir mais calorias do que o corpo necessita — cerca de 2 mil por dia — faz com que a produção de insulina por parte do pâncreas fique sobrecarregada. Se há redução calórica, a produção se normaliza.
“Mas isso só deve ser feito sob orientação. É preciso procurar um médico, que vai desenvolver um plano alimentar certo, levando em conta sexo, idade e peso”, orienta o profissional, ressaltando que, em hipótese alguma, diabéticos devem testar o experimento em casa.
 POR CLARISSA MELLO
O  Dia

Nenhum comentário: