6.29.2011

DORES NO CORPO

INVERNO É A ESTAÇÃO DO ANO QUE MAIS CAUSA DORES NO CORPO

Inverno é a estação do ano que mais causa dores no corpo
Tempo frio pode contribuir para o aumento de dores no corpo

Ah, o inverno. Tempo de comer fondue, beber chocolate quente, chazinhos, usar roupas elegantes, ver filme em casa debaixo do edredom, entre outras delícias que somente esta estação proporciona. Mas, para algumas pessoas, a chegada do frio é um verdadeiro tormento. A culpa disso é o aumento de intermináveis dores em diversas partes do corpo. Para as vítimas desse mal, todo o cuidado é pouco, já que com saúde não se brinca.

De acordo com Leandro Gomide, médico ortopedista do Hospital Orthomed Center, em Uberlândia, Minas Gerais, as pessoas que sofrem com as dores crônicas passam muito mal com as baixas temperaturas. “No inverno as terminações nervosas tornam-se bem mais sensíveis, o corpo tende a forçar mais os músculos, a fim de produzir mais calor e diminuir a sensação de frio. É por essa razão que as pessoas sentem mais dores no corpo”, explicou Leandro.
Segundo o ortopedista, o frio provoca a compressão vascular que prejudica a circulação, dando início às contrações musculares. Leandro diz que a queixa de dores, principalmente nas articulações e ossos, cresce bastante. “No frio, a musculatura permanece em constante reação de defesa, realizando uma contração involuntária com o objetivo de aumentar a temperatura”, disse.
Quem tem artrite e artrose sabe bem como esses dias são difíceis, mas uma dica para sobreviver a esse período é praticar exercícios. E para quem torceu o nariz para a malhação no inverno de 13°C, atenção! Segundo o ortopedista, a prática de atividades físicas é muito importante, já que é preciso manter o corpo em movimento. Caminhadas e alongamentos diários são fundamentais. “O que não pode acontecer é ficar sem a prática de exercícios físicos durante os dias frios. A recomendação é não ficar parado. Nesse inverno, mexa-se”,

DORES NOS PÉS: SAIBA COMO COMBATÊ-LAS
Dores nos pés: saiba como combatê-las
Dicas infalíveis para espantar qualquer tipo de problema!

Ela pode ser sentida por vários motivos diferentes, mas as causas mais comuns são as dores nas articulações e nos músculos. A osteoartrite crônica dos dedos e a alteração da arquitetura óssea, como pé chato ou plano, pé cavo ou alto, joanete e calosidades, também costumam causar incômodos, além de seqüelas e lesões. Cada tipo de dor requer um tratamento específico, por isso é importante saber a melhor forma de combater cada problema. Veja abaixo o que fazer.

Quando as dores são articulares
Geralmente isso acontece quando existe um mau alinhamento das articulações, o que acaba fazendo com que os dedos permaneçam flexionados e formem calos. Nestes casos, a recomendação é aliar cirurgia de endireitamento dos dedos e remoção dos calos ao uso de calçados e palmilhas propícias.

Se o problema for osteoartrite
Causada, principalmente, pelo desgaste das articulações, pode ser decorrente de diferentes posicionamentos do pé ou mesmo das variadas maneiras de andar. Em geral a tendência é voltar os pés para dentro e o uso de calçados duros pode agravar esse problema. Especialistas recomendam o deslocamento e extensão da articulação como tratamento, além de fazer uso de corticóides para diminuir a inflamação no local.

Pés inchados
Esse problema não depende muito de um motivo aparente. É comum você sentir dores e perceber inchaços nos pés no final de um dia duro de trabalho, por exemplo. A recomendação, nesses casos, é colocar os pés para cima. Especialistas afirmam que, para aliviar o incômodo, é preciso levantar os pés cerca de 45 graus e movimentar os dedos para estimular a circulação do sangue por, no mínimo, 20 minutos.

O poder da massagem
Esse tipo de tratamento cai bem seja lá qual for o motivo da dor nos seus pés. Aliás, ela é recomendada, inclusive, quando não se tem dor alguma. Além de saudável e bem relaxante, ajuda a estimular o fluxo sanguíneo da região e previne a fadiga dos pés. Se estiver se recuperando de alguma cirurgia então, nada melhor do que uma boa massagem para acelerar a regeneração do tecido e fortalecer os músculos da região. Outra opção, para quem não quer ou não pode usar as mãos, é pisar numa bolinha ou pedaço de bambu e até usar massageador elétrico ou de madeira.
Sua Dieta

Nenhum comentário: