6.27.2011

SOLTEIRA E FELIZ

Mulher solteira e feliz

Ser feliz sozinha é possível

Por mais que a mulher tenha alcançado a sua independência em diversos setores da vida, ouvi-las reclamando que estão sozinhas, que não conseguem arrumar um companheiro decente e que as datas comemorativas são sempre difíceis de encarar está cada vez mais comum. O problema é sério e, na maioria das vezes, as mulheres têm uma expectativa alta com relação aos homens e a decepção acaba sendo na mesma proporção.
De acordo com a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, “não é fácil deixar de desejar um par”. Ainda segundo ela, o ser humano foi “condicionado a desejar um parceiro e convencido de que ter alguém estável é um pré-requisito para a felicidade”. A observação da psicanalista é um fato real nos dias de hoje. Frases como “solteira sim, desacompanhada nunca” são bons exemplos disso. A carência não permite estar sozinha e ser feliz consigo mesma.
O que, aparentemente, a grande maioria dos solteiros não entende é que para ser feliz é preciso se aceitar, assim como aceitar o outro. Regina acredita que há uma dependência muito grande entre os casais. Segundo ela, “o outro se torna tão indispensável para nossa sobrevivência emocional, que a possessividade e o cerceamento da liberdade sobrecarregam a relação”. Segundo ela, por mais que seja encantador, o amor não resiste a um sentimento opressor.
Para uma relação dar certo é preciso não esperar a perfeição. É necessário entender que a individualidade é importante para as duas partes e que estar solteira não é problema algum. Para Regina Navarro Lins, quando se perde o medo de ser sozinho, se percebe que isso não significa necessariamente solidão. Então, que tal tentar ser feliz sem depender de uma segunda pessoa?
Solteiros em Salvador
Uma pesquisa do Target Group Index, feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope)/ Mídia nas regiões metropolitanas e no interior do Sul e do Sudeste do Brasil, mostrou que 17,1 milhões de pessoas estão solteiras no País. Salvador está entre as cidades com maior número de solteiros, o que corresponde a 38% da população adulta do País.
Ainda segundo a pesquisa, quase 1/3 dos 56 milhões de adultos do Brasil são solteiros, que estão em proporção maior em praças como Salvador, Belo Horizonte e Recife e aparecem com menor representatividade em lugares como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

Nenhum comentário: