6.27.2011

OS PODERES MEDICINAIS DO ABACATE


Os poderes medicinais do abacate
O abacate também é bom!

Apesar de excluído das dietas pelo seu famoso perfil calórico (110 g contém cerca de 200 calorias), o abacate também é capaz de proporcionar benefícios que vão além do seu poder nutritivo. Para quem só conhece a fruta através da comida mexicana, é importante saber que ela pode ser usada como calmante e, ainda, nos tratamentos capilares. A fruta é rica em vitamina E e sais minerais.
Para os adeptos de remédios caseiros, o abacate possui um poder medicinal bastante variado. Nos casos de gases intestinais e problemas renais, as folhas do abacate podem ser usadas como chá. A receita inclui duas xícaras e devem ser tomadas duas vezes ao dia. As folhas podem ser usadas, ainda, para tratar problemas durante o período menstrual com uma xícara do chá de duas a quatro vezes ao dia. Já os caroços do abacate torrados e moídos agem contra a diarréia, disenteria e vermes.
Quem sofre com a enxaqueca, atenção. Preparar as folhas em água quente e depois de mornas colocá-las sobre a cabeça fornecem um resultado imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa.
Na luta contra a celulite, o abacate pode ser um bom aliado. Devido às vitaminas A e E a possibilidade de inflamação das células diminui, caindo o risco dos temidos furinhos e, até mesmo, de acne.
A fruta possui, também, uma substância chamada glutadiona, um antioxidante que bloqueia 30 agentes cancerígenos. Outro benefício desconhecido do abacate é regular a atividade dos músculos e proteger o organismo contra derrames.
Colesterol
O abacate possui ácido oléico é aquele encontrado no azeite de oliva (graxo monoinsaturado), conhecido como a boa gordura, que é capaz de prevenir e ajudar no tratamento de doenças crônicas, já que diminui a concentração de triglicérides, colesterol total e LDL.

ÓLEO E FARINHA DE ABACATE SÃO OS NOVOS ALIADOS DA SAÚDE DO BRASILEIRO

Óleo e farinha de abacate são os novos aliados da saúde do brasileiro
Além de trazer mais qualidade e sabor à mesa do brasileiro, o óleo natural da fruta reduz o colesterol e o diabetes e ainda tem ação anticancerígena.

De acordo com uma recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares cresceram exponencialmente no Brasil dos últimos anos. Para se ter uma idéia, o enfarte foi apontado pela pesquisa como a primeira causa de morte em todo o Brasil. Mas agora, adversários de alto nível prometem ajudar a diminuir o problema. Do que estamos falando? Da farinha e o óleo de abacate! Encontrados em lojas de produtos naturais, estes são os mais novos alimentos funcionais capazes de baixar os níveis de colesterol e reduzir as chances de desenvolver diabetes e câncer.

Estudos realizados em laboratório comprovaram que a gordura do abacate, tão temida pela maioria dos consumidores e preservada no óleo extra-virgem e na farinha da fruta, é uma gordura “do bem”, com níveis elevados de ácido oléico e de beta-sitosterol. Uma gordura insaturada capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos e do “mau” colesterol (LDL) sem alterar a quantidade de “bom” colesterol (HDL) no sangue.

Seus benefícios já começam no prato: quando misturado à comida, ele se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos e impede que o corpo as absorva. Em seguida, alcança a corrente sanguínea e o fígado, onde equilibra os níveis de HDL/LDL em “parceria” com as lecitinas também presentes no abacate, capturando o LDL e facilitando sua eliminação pela urina. Além das gorduras, esses produtos absorvem o excesso de açúcar no sangue, auxiliando no combate aos dois tipos de diabetes e contribuindo para a perda de peso.

Entre outras vantagens, o reforço do sistema imunológico é um dos destaques. O beta-sitosterol contido tanto no óleo quanto na farinha, incentiva a proliferação dos linfócitos e das células NK, além de suprimir substâncias carcinogênicas, que facilitam o surgimento do câncer. De acordo com pesquisas realizadas no México e nos Estados Unidos, a ingestão de 3 a 4 g diárias, equivalente a uma colher de sopa da farinha de abacate, pode reduzir o mau colesterol em até 15%. Uma colher de chá do óleo puro por dia também é suficiente para garantir os benefícios.

Para completar, a luteína presente na farinha e no óleo de abacate, ajuda a proteger contra o câncer de próstata e doenças dos olhos, como a catarata, e também age como diurético natural. Com grandes doses de vitaminas A e E, o abacate também funciona como poderoso antioxidante que inibe a formação de radicais livres no organismo. Eterno aliado da estética, os nutrientes do óleo de abacate também são ótimos para revitalizar os cabelos e a pele. Em especial os mais secos.

Nenhum comentário: