11.22.2011

Idosos com vida sexual ativa são mais felizes

Pesquisa se baseou em questionário com pessoas acima de 65 anos.
Satisfação aumenta com relação à vida conjugal e de forma geral.

Do G1, em São Paulo
O sexo e a felicidade andam de mãos dadas, pelo menos na terceira idade. A conclusão é de um estudo norte-americano, que usou dados de uma pesquisa de opinião pública feita em 2004 pela “General Social Surveys”.
Na consulta, 238 pessoas casadas com mais de 65 anos foram ouvidas. No questionário constavam perguntas sobre a frequência da atividade sexual e a felicidade de cada um, tanto de forma geral quanto com a vida conjugal.
Apenas 40% dos indivíduos que não tinham feito sexo nos últimos 12 meses se disseram “muito felizes”; esse número foi de 60% entre os que fazem sexo mais de uma vez por mês.
Quando a pergunta era relativa à felicidade conjugal, 59% dos que não fizeram sexo no último ano disseram que seu casamento é “muito feliz”, número que subiu para quase 80% dos idosos com vida sexual ativa – mais de uma vez por mês.
“Destacar a relação entre sexo e felicidade vai nos ajudar a desenvolver e organizar intervenções específicas na saúde sexual para esse segmento crescente de nossa população”, diz Adrienne Jackson, da Universidade Agrícola e Mecânica da Flórida, nos EUA.
O estudo foi apresentado durante o encontro anual da Sociedade Gerontológica dos EUA.

Nenhum comentário: