12.30.2012

Ingestão em excesso de bebida alcoólica e dicas para evitar a ressaca

Xô, dor de cabeça!

Tenha um Ano Novo sem ressaca

Entra ano, sai ano, e é sempre a mesma coisa: a promessa de "nunca mais exagero de novo", feita logo nos primeiros dias de janeiro, mais uma vez não será cumprida. A animação do fim de ano é tanta que parece até "desperdício" recusar toda a fartura de comida dessa época e as taças cheias para brindar o Ano Novo. Mas aí, no day-after, bate aquele arrependimento… Vem a conhecida ressaca, que chega para instalar o mal-estar, a dor de cabeça e a azia no seu corpo.
Mas, então, como fazer para evitar toda essa indisposição nos dias seguintes às festas? Bem, o principal, claro, é tentar manter uma alimentação balanceada durante estes dias, procurando não exagerar na dose. Considerando que esta idéia é levemente improvável para quem quer mesmo comemorar e se divertir, preparamos algumas dicas, recomendadas por especialistas em alimentação, que ajudarão você a aproveitar a virada do ano sem se preocupar tanto com as conseqüências.
O ideal é uma reeducação alimentar com um bom fracionamento das refeições. Por exemplo: três refeições principais e três lanches intermediários
A educadora em saúde Elisabete Almeida explica que as bebidas alcoólicas provocam muita secreção gástrica e irritação hepática, que acabam causando queimação no estômago e náuseas. Além disso, elas ainda dilatam os vasos sangüíneos cerebrais, originando enxaquecas, diminuem a taxa de açúcar no sangue e desidratam o corpo (são diuréticas).
Desta forma, como a falta de água no corpo agrava os sintomas da ressaca, diz ela que o ideal é alternar o consumo do álcool com muita água – a recomendação é de dois copos de água para cada copo de álcool. Isso possibilita um equilíbrio do líquido no organismo e também da glicose, que ajuda a acelerar a queima do álcool, facilitando a recuperação. Por isso, no dia 31 também é aconselhado comer frutas, um pedaço de bolo ou um doce, evitando a queda da glicose.
No prato, dê preferência a comidas mais leves e de fácil digestão, para que o organismo não se sobrecarregue, já que ele tem que trabalhar mais para processar o álcool ingerido. Mas, de acordo com Elisabete Almeida, a grande dica está na quantidade da comida ou da bebida. As pessoas devem aprender a perceber os seus limites e respeitá-los, moderando-se no consumo. A resistência ao álcool, por exemplo, é diferente para cada pessoa – algumas são muito sensíveis, enquanto outras "agüentam" melhor e por mais tempo.

Quando o estrago já foi feito
Mas se você não conseguir manter a linha e acabar se excedendo, tenha calma! É só seguir algumas dicas fundamentais para limpar o organismo e curar a ressaca – e até mesmo uma possível intoxicação alimentar – e, de quebra, evitar os quilinhos a mais já nos primeiros dias de janeiro.
Mais uma vez, nesta hora, o que vale é seguir uma alimentação balanceada, com redução de gorduras e várias refeições ao dia, além de chás (como o de boldo, que ameniza os danos feitos ao fígado). Este tipo de dieta, associada à prática regular de exercícios físicos, também fará com que as calorias ingeridas a mais não representem excesso de peso e acúmulo de gordura no organismo.
"O ideal é uma reeducação alimentar com um bom fracionamento das refeições. Por exemplo: três refeições principais e três lanches intermediários. Isso garante uma boa digestão e aproveitamento dos nutrientes, pois evita que a pessoa fique ‘beliscando' entre as refeições. Além de melhorar o funcionamento intestinal em função do estímulo constante", indica a nutricionista Lara Natacci. Para os lanches, ela recomenda compostos de leite ou iogurte desnatado ou dietético, frutas, queijos magros, cereais em barra, biscoitos de fibra ou integrais.

Nenhum comentário: