1.04.2013

Exercícios aeróbicos: A melhor opção para pessoas com pouco tempo

  • Atividades funcionam melhor que as de resistência. Praticantes perdem mais peso e a massa magra não aumenta
O Globo (Email)


Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para emagrecer
Foto: Márcia Foletto/07-07-2012

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para emagrecer Márcia Foletto/07-07-2012
RALEIGH - O tempo é curto para fazer atividades físicas e há dúvidas entre exercícios aeróbicos ou de resistência. Se a meta é perder peso e eliminar gordura, a melhor opção é a primeira, diz estudo do Centro Médico da Universidade Duke e da Universidade do Leste de Carolina, ambos dos Estados Unidos.
Os cientistas analisaram 234 mulheres e homens sedentários, com sobrepeso ou obesos e com idades entre 18 e 70 anos. Foram divididos em três grupos: treinamento aeróbico, treinamento de resistência e treinamento combinado (aeróbico e resistência). Depois de oito meses, foram comparados peso, composição corporal, circunferência da cintura, aptidão cardiorrespiratória e força.
Os grupos de treinamento aeróbico e treinamento combinado perderam mais peso do que aqueles que fizeram apenas atividades de resistência. A gordura e a circunferência da cintura diminuíram significativamente e a massa magra só não aumentou nos que aproveitaram apenas o treinamento aeróbico.
— Devido às nossas observações, pode ser a hora de reconsiderar seriamente a sabedoria convencional de que o treinamento de resistência por si só pode levar à perda de peso e de gordura — disse o pesquisador Leslie H. Willis.

Nenhum comentário: