1.01.2013

Câncer anal


Mulheres posam nuas contra o câncer anal
Portal Terra

Após conviver com caso de câncer na família, a britânica Ellie De Nardo, de 22 anos, resolveu fazer uma campanha de conscientização contra a doença. Há dois anos, sua mãe Jull, foi diagnosticada com câncer anal e fez tratamento no hospital Christie, em Manchester. As informações são do Daily Mail.  
O câncer anal afeta menos de 1.100 pessoas a cada ano no Reino Unido. Se detectado precocemente, este tipo de câncer responde bem ao tratamento, mas os primeiros sintomas são frequentemente confundidos com outros problemas de saúde. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o sintoma mais comum é o sangramento anal vivo durante a evacuação, associado à dor na região do ânus. 
Para chamar atenção para a causa, Ellie convenceu suas amigas a posarem nuas para um calendário, que estará disponível no site Behind Cancer Campaing e terá sua venda revertida para o hospital Christie e a Fundação do Câncer Anal do Reino Unido.

Câncer Anal

São tumores que ocorrem no canal e bordas externas do ânus. Os tumores no canal do ânus são mais frequentes entre as mulheres. Os que surgem nas bordas do ânus são mais comuns no homem. Os tumores malignos surgem em tipos diferentes de tecidos, sendo o carcinoma epidermoide responsável por 85% dos casos. O câncer anal é raro e representa de 1 a 2% de todos os tumores do cólon e de 2 a 4% de todos os tipos de câncer que acometem o intestino grosso.

Sintomas

O grupo mais predisposto a ter esse tipo de câncer são pessoas com mais de 50 anos, fumantes, com história de fístula anal, infectados pelo HPV e com feridas no ânus. Alterações de hábitos intestinais e presença de sangue nas fezes são razões para consultar o médico. O sintoma mais comum é o sangramento anal vivo durante a evacuação, associado à dor na região do ânus. Outros sinais de alerta são coceira, ardor, secreções incomuns, feridas na região anal e incontinência fecal (impossibilidade para controlar a saída das fezes).

Detecção precoce
O câncer anal possui grande possibilidade de cura quando detectado em estágio inicial. Sempre que houver sintomas como dor, prurido e sangramento anal, principalmente em pessoas com fatores de risco para esse tipo de câncer, o médico deve ser consultado. São considerados eficazes na detecção desses tumores procedimentos que examinem o ânus e o reto (toque retal, anuscopia e proctoscopia).

Estimativa de novos casos:
539 em homens e 1.078 em mulheres (2009)



Fonte: INCA 

 
 

Nenhum comentário: