Para entidade americana, as crianças nunca devem ser privadas do tempo livre das atividades acadêmicas, como as férias e os intervalos entre aulas
Recesso escolar: Férias e intervalos entre aulas também
são fundamentais para o desenvolvimento da criança, afirma Academia
Americana de Pediatria
(Thinkstock)
“Há uma pressão nas escolas para que as crianças tenham um desempenho cada vez melhor em provas, e muitas vezes o tempo livre, tanto as férias quanto os recreios, são tirados do estudante como forma de puni-lo”, diz o pediatra Robert Murray, um dos autores das recomendações. Ele afirma que, assim como o recesso não deve ser tirado da criança como forma de punição, também não deve ser permitido como forma de recompensa por alguma coisa.
Leia também: Sacrificar o sono para estudar mais piora desempenho acadêmico
“Os intervalos da sala de aula são essenciais para o aprendizado e crescimento pessoal da criança”, diz Murray. Ele explica que, assim como os adultos, as crianças também precisam de um tempo para processar informações novas e complicadas. “O tempo livre promove um ambiente de aprendizagem saudável e deve ser aplicado como um complemento a aulas como Educação Física ou Artística, e não um substituto”, afirma Catherine Ramstetter, outra pediatra que assinou as recomendações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário