Rio -  Durante as festas de fim de ano, quem resiste àquelas ceias maravilhosas, cheias de fartura e doces? Pois é, mas no dia seguinte, o consumo exagerado de alimentos gordurosos causa uma sensação de enjoo, mal-estar, dor de cabeça e, com certeza, rende uns quilinhos a mais na balança. Para eliminar as toxinas consumidas e reequilibrar o organismo, é bom investir na chamada dieta desintoxicante.
“Após o período de festas, essas dietas desintoxicantes são muito bem-vindas ao nosso organismo. O ideal é evitar o consumo de laticínios, carnes vermelhas, corantes, conservantes, açúcares, adoçantes e álcool”, afirma a nutricionista Mônica Carrijo.
Frutas como abacaxi e melancia ajudam na desintoxicação do fígado | Foto: Reprodução
Frutas como abacaxi e melancia ajudam na desintoxicação do fígado | Foto: Reprodução
Por um período de sete dias, quem quiser seguir a dieta deverá ingerir apenas alimentos e bebidas leves e saudáveis (quadro ao lado), que vão ajudar a tirar a sobrecarga que o fígado teve com o excesso de gordura. Por isso, Mônica recomenda que se abuse do consumo de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, peixes e muito líquido, seja água, suco, mate ou chás. “As bebidas diuréticas ajudam na desintoxicação do organismo e diminuem a retenção de líquidos. Como os rins são os encarregados por essa limpeza, eles filtram as substâncias que não servem mais ao organismo e as eliminam pela urina”, explica.
Segundo ela, a dieta desintoxicante não tem nenhuma restrição. Pode ser seguida por qualquer adulto que ache que exagerou na comilança em um determinado período. O único cuidado, diz ela, é que hipertensos e diabéticos não devem tomar chá verde sem consultar o médico. Rico em cafeína, o chá verde é um estimulante natural e pode causar agitação, insônia e irritabilidade.
PASSO PARA O BEM-ESTAR
>Fracionar as refeições de 3 em 3 horas;
>Ingerir ao menos 2 litros de água ao dia entre as refeições. NUNCA durante;
>Evitar gorduras saturadas de embutidos e laticínios como creme de leite;
>Evitar frituras, leite de vaca e alimentos industrializados;
>Evitar gordura trans de biscoitos, sorvetes e alimentos congelados.
PARA COMER E COMBATER AS TOXINAS
Alimentos como abacaxi, maçã e a couve-manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado.
Alho: é considerado um antibiótico natural
Gengibre: é anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na digestão.
Azeite: rico em ácidos graxos ômega 6 e 9. 
Alecrim: contém flavonóides e ácidos fenólicos, que concentram grande atividade antioxidante e ajudam na proteção do fígado.
Couve:é antioxidante e grande fonte de cálcio
Gergelim: é antioxidante, anti-inflamatório e rico em cálcio
Peixe: ômega 3, gordura poli-insaturada com propriedades antiinflamatórias
Cenoura e abóbora alimentos com tons laranja, são ricos em betacaroteno, que retarda o envelhecimento
Melancia e tomate, de tons vermelhos, possuem licopeno, que melhora o sistema imunológico.
Uva e amora, tons violeta, têm propriedades antioxidantes
Nozes: contém ômega 3 e vitamina B-6. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória.