3.13.2013

O PAPA É ARGENTINO

Vaticano

Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa jesuíta

O cardeal argentino Jorge Mario Bergolio, 76 anos, é o novo pontífice
Jorge Mario Bergolio, de 76 anos, é o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro Francisco (Filippo Monteforte/AFP)
O arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito o novo papa nesta quarta-feira. Ele passará a usar o nome de Francisco.

Especialistas o consideram um articulador com grande capacidade e tem perfil fortemente doutrinário. Bergoglio é um intelectual jesuíta que anda de ônibus e tem se dedicado aos mais pobres com medidas práticas. Quando foi nomeado cardeal, Bergoglio persuadiu centenas de argentinos a não viajarem a Roma para celebrar com ele e, em vez disso, dar o dinheiro que seria gasto na viagem para os pobres.

Foi um opositor duro da decisão argentina de legalizar o casamento gay em 2010, argumentando que as crianças precisam ter o direito de crescerem e serem educadas por um pai e uma mãe. Ele foi nomeado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001. Era arcebispo da capital argentina desde 1998.

Sarcedote jesuíta nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Bergoglio é filho de italianos. Ele formou-se em um curso técnico, mas, aos 21 anos, em 1957, decidiu converter-se em sacerdote, informa o jornal La Nación. Mais tarde, estudou teologia na Alemanha.

Seu papel de liderança durante a crise econômica argentina poliu sua reputação no país como uma voz da consciência e fez dele um ativista contra o custo que a globalização pode impor aos pobres.

Ele mesmo optou por uma vida simples, ao trocar o palácio do arcebispo por um apartamento simples e preparar suas próprias refeições.

Membro da Companhia de Jesus, foi considerado um dos mais fortes candidatos a suceder João Paulo II, em 2005.

A banda Two Door Cinema Club, que se apresenta no festival Lollapalooza no fim do mês
Morena (Nanda Costa) vê pela internet sua missa de um mês de falecimento

Nenhum comentário: