3.13.2013

Desafio de novo papa será renovação da Igreja, avalia arcebispo de Manaus


Para Dom Sérgio, novo papa é comprometido com a América Latina.
Arcebispo vai se encontrar com papa no dia 29 de junho deste ano.



Eliena Monteiro Do G1 AM



O recém-eleito papa Francisco, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, dá a benção na varanda da Basílica de São Pedro (Foto: Dylan Martinez/Reuters)Papa Francisco I dá a benção na varanda da Basílica de São Pedro (Foto: Dylan Martinez/Reuters)
O novo papa foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira (13). Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco I. Apesar do sobrenome, o pontífice é argentino e traz novas esperanças à América Latina, especialmente para o Brasil. No Amazonas, representantes da Igreja Católica comentaram a escolha do conclave de cardeais.
Segundo o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, o novo papa é comprometido com as causas da América Latina, é simples, anda de metrô e prepara a própria comida. Para o sacerdote, o pontífice também "terá grandes desafios pela renovação da Igreja".

Dom Sérgio Castriani (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus)Dom Sérgio aprovou escolha de Bergoglio
(Foto: Divulgação/Arquidiocese de Manaus)
Dom Sérgio Duarte Castriani afirmou que conheceu o novo papa há sete anos, na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, ou Conferência de Aparecida. Na ocasião, Jorge Mario Bergoglio foi presidente da comissão e relator do documento final do encontro. A conferência foi inaugurada pelo Papa Bento XVI, em Aparecida, no dia 13 de maio e terminou no dia 31 de maio de 2007. A reunião encerrou com a aprovação de um documento que resume as conclusões dos bispos sobre a renovação da ação da Igreja Católica.
O arcebispo contou ainda que se encontrará com o novo papa no dia 29 de junho, quando Francisco I receberá o pálio (faixa que cobre os ombros) em cerimônia no Vaticano. No mesmo mês, Dom Sérgio terá uma audiência com o papa. "Provavelmente, ele vai perguntar sobre a Amazônia e sobre Manaus", disse o arcebispo.
Para o bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Antônio, o novo papa demonstra simplicidade. "Ele tem aspecto missionário. Na primeira aparição ele causou boa impressão por ser humilde e simples. Ele conhece a simplicidade e não tem ostentação. Segundo alguns, ele usa o transporte coletivo para se locomover em sua cidade, ou seja, é uma pessoa próxima do povo", disse.
Segundo Dom Mário, o Papa Francisco I reacende a esperança de colocar em prática acordos firmados no Conferência de Aparecida. "É um novo momento para a Igreja. No momento do discurso, ele disse que precisava das orações dos fiéis. Então, ele chamou todo mundo para ser corresponsável pelo trabalho dele"

Nenhum comentário: