3.14.2013

GRAVIDEZ TARDIA PODE TRAZER PROBLEMAS À MÃE E AO BEBÊ

Gravidez tardia pode trazer problemas à mãe e ao bebê
Descubra quais as consequencias de adiar uma gravidez para depois dos 35 anos.


A cada dia que passa, os planos de ter um filho são mais adiados pelas mulheres. De acordo com estudos, a tendência pode parecer benéfica pelo parâmetro financeiro e profissional, enquanto, por outro lado, pode acarretar danos à gestante e ao bebê. Por isso, avaliando os riscos que essa escolha pode causar, o Conselho Federal de Medicina estuda a possibilidade de limitar a idade dos casais que poderão ser submetidos aos tratamentos para engravidar.

Para os especialistas, a idade aconselhável para a gestação é entre os 20 e 33 anos de idade. Já a gravidez tardia ocorre em mulheres com idade acima dos 35 anos. De acordo com a neonatologista do Hospital Santa Luzia (Brasília), Dra. Ana Marily Soriano, após os 35 anos os riscos apresentados à gestação são maiores. “Mães com gestação tardia tendem a ter pressão alta e diabetes gestacional, o que torna a gravidez de risco”, afirma Soriano.

A pressão alta na gestante, conhecida como Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (DHEG), está entre os maiores problemas, pois diminui o fluxo sanguíneo do bebê. “A hipertensão influencia o desenvolvimento da criança, fazendo com que ela cresça pequena e com baixo peso”, relata a especialista.  Que ainda alerta que: “Além dos riscos das doenças e o crescimento restrito do bebê, a DHEG pode levar ainda ao parto prematuro”.

Outro fator de risco, a diabetes gestacional pode causar a hipoglicemia precoce no recém-nascido, que possibilita o aparecimento de outras doenças, como a dificuldade respiratória causada pelo desenvolvimento imaturo do pulmão.

O surgimento de síndromes genéticas também merece atenção, já que podem ser desenvolvidas por causa da gravidez tardia. A Síndrome de Down é a mais frequente nesses casos. A média de incidência dessa síndrome é de 1 para cada 90 mil crianças nascidas vivas, na população em geral. Em gravidez de mulheres com mais de 35 anos, essa incidência diminui de 1 para cada 9 mil crianças nascidas.

Apesar dos riscos, o desejo de ser mãe não deve ser esquecido, mesmo com a idade avançada. Contudo, a gravidez tardia deve ser planejada e orientada por um especialista. “A mulher acima dos 35 anos grávida deve fazer um pré-natal precoce e seguir todas as orientações médicas”, alerta Soriano. A gestação planejada diminui os riscos das doenças e também adianta o tratamento, caso haja necessidade.

“O planejamento deve começar, no mínimo, três meses antes de engravidar, para que a mulher possa tomar os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, como sulfato ferroso e ácido fólico”,

Nenhum comentário: