3.14.2013

Terapia com células-tronco acelera cicatrização de feridas em diabéticos


Células mesenquimais induzem crescimento de vasos sanguíneos na ferida quando aplicadas junto com biomaterial feito de colágeno

Pesquisa revelou que tipo particular de células estaminais podem aumentar a cicatrização de feridas
Pesquisa revelou que tipo particular de células estaminais podem aumentar a cicatrização de feridas
Terapia utilizando células-tronco pode ser capaz de tratar feridas crônicas em pacientes diabéticos. É o que revela estudo inicial de pesquisadores da National University of Ireland Galway.
O trabalho mostrou que um tipo particular de células estaminais, conhecidas como células estaminais mesenquimais (MSC), aumenta a cicatrização de feridas quando aplicado em conjunto com um biomaterial feito de colágeno.
Os pacientes diabéticos têm uma capacidade reduzida para curar feridas e há uma necessidade crítica de desenvolver novos tratamentos para melhorar a cicatrização particularmente em pacientes com úlceras nos pés. Na verdade, ulceração do pé afeta até 25% das pessoas que sofrem de diabetes durante suas vidas e pode resultar em amputação.
"MSC têm muitas propriedades terapêuticas atrativas. Elas podem ser isoladas a partir de adultos e são fáceis de cultivar em laboratório. Pesquisas anteriores mostraram que elas liberam fatores especiais que podem ajudar a crescer novos vasos sanguíneos. O aumento do fluxo de sangue é um passo chave na cicatrização de feridas", afirma o pesquisador Timothy O'Brien.
Segundo os pesquisadores, estes dados iniciais vão permitir a eles avançar para solicitar aprovação e realizar um primeiro estudo em humanos dessa abordagem terapêutica. "Estamos neste momento preparando a apresentação regulamentar para realizar um ensaio clínico humano", concluem.
A pesquisa foi publicada na revista Diabetes.

Nenhum comentário: