3.20.2013

Racismo e violência no cardápio do almoço oferecido pela Fifa

Aldo Rebelo leva os temas a encontro com Joseph Blatter nesta terça, na Suíça

Ministro do Esporte tenta incluir o Brasil em cruzada mundial contra intolerância racial

Blatter durante discurso na Confederação Africana Foto: FADEL SENNA / AFP
Blatter durante discurso na Confederação Africana FADEL SENNA / AFP
ZURIQUE - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, é o convidado de um almoço oferecido nesta terça-feira, ao meio-dia (8h de Brasília), na sede da Fifa, pelo presidente da entidade, Joseph Blatter, e pelo secretário-geral Jérôme Valcke. No cardápio, além de carnes e vinhos, os anfitriões vão incluir conversas sobre Copa das Confederações-2013 e Copa do Mundo-2014. Já o visitante, que desembarca em Zurique esta manhã, apresentará outros dois temas que também preocupam a Fifa: racismo e violência dentro e fora dos estádios. Aldo quer incluir o Brasil na cruzada mundial contra a intolerância racial e também pedirá aos dois dirigentes mais importantes da Fifa atenção redobrada e a aplicação de medidas enérgicas contra os baderneiros nos regulamentos das competições.
A um interlocutor, Aldo tem manifestado preocupação com os últimos episódios de violência de torcedores dentro e fora dos estádios. A morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, de apenas 14 anos, atingido por um sinalizador marítimo disparado pela torcida do Corinthians durante um jogo da Copa Libertadores, no último dia 21 de fevereiro, em Oruro (Bolívia), comoveu o ministro. Já as ofensas e a intimidação de torcedores aos jogadores do Palmeiras, depois de um jogo pela mesma competição, irritaram Aldo, que entende que medidas mais enérgicas devam ser tomadas.
Entidade rejeita atrasos
O ministro acredita que racismo e violência são temas que merecem a atenção da Fifa tanto na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho deste ano, quanto na Copa de 2014.
Segundo Gisela Mendonça, uma das porta-vozes do ministério do Esporte, a Fifa planeja fechar uma data, provavelmente nas quartas de final do Mundial, para celebrar o Dia Contra a Discriminação.
— Lá atrás, a Fifa já conversou sobre o tema. É algo que certamente voltará a ser discutido — afirmou.
Na próxima sexta-feira, também na sede da entidade, o presidente Blatter receberá o apoiador ganês Kevin Prince Boateng, do Milan, da Itália. No último dia 3 de janeiro, o ganês liderou seus companheiros na decisão de abandonar o campo, aos 26 minutos do primeiro tempo, depois que torcedores do Pro Patria entoaram cânticos e refrões racistas contra ele durante amistoso na pequena cidade de Busto Arsizio, na região da Lombardia. Blatter quer ouvir de Boateng sugestões para intensificar a campanha contra o racismo.
No almoço de hoje com Aldo Rebelo, o presidente da Fifa também realçará a confiança no Brasil e a importância de o país aproveitar cada minuto nas seis sedes da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza) e, também, nas outras seis que não fazem parte do evento-teste (São Paulo, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá) para que não haja atrasos. Além dos seis estádios da Copa das Confederações, a Fifa vai reafirmar que quer os outros seis prontos ainda este ano, no máximo, até 31 de dezembro, e promete não aceitar atrasos.
Antes do almoço, o Comitê Organizador da Copa do Mundo, presidido pelo paraguaio Nicolás Leóz, receberá relatórios dos técnicos da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL-2014), este último comandado pelo presidente da CBF, José Maria Marin, e pelo diretor-executivo Ricardo Trade. Estádios, licenciamentos de infraestrutura temporária, ingressos e licenciamentos para a venda de comidas e bebidas nas 12 sedes do Mundial serão tratados. As informações da reunião serão repassadas pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Comitê Executivo (Exco) da entidade.

Nenhum comentário: