5.16.2013

Pesquisadores identificam medicamento capaz de evitar infertilidade em mulheres após quimioterapia

Saúde da mulher

Pesquisa explicou como medicamento usado para tratar câncer de mama causa a infertilidade feminina e, a partir disso, identificou uma droga capaz de proteger a paciente contra tais danos. O remédio, porém, ainda está sendo testado

Câncer de ovário: nova descoberta genética pode levar a novos tratamentos para a doença
Fertilidade feminina: Cientistas descobrem que droga que ainda está sendo testada pode proteger mulheres submetidas a quimioterapia de infertilidade
Um dos principais efeitos colaterais de tratamentos de câncer em mulheres jovens — a falência prematura dos ovários e a infertilidade —, embora bem conhecido, era pouco compreendido. Um novo estudo, além de explicar os motivos pelos quais esse problema ocorre, propôs uma forma que pode ajudar a evitar o efeito adverso. A pesquisa, feita no Centro Médico Sheba, em Israel, foi publicada nesta quarta feira na revista Science Translational Medicine.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Cyclophosphamide Triggers Follicle Activation and “Burnout”; AS101 Prevents Follicle Loss and Preserves Fertility

Onde foi divulgada: periódico Cell Reports

Quem fez: Lital Kalich-Philosoph, Hadassa Roness e equipe

Instituição: Centro Médico Sheba, Israel

Resultado: Cientistas desvendaram os mecanismos que fazem com que certas drogas usadas no tratamento contra o câncer causem infertilidade nas mulheres. Esses mesmos pesquisadores descobriram, porém, que um medicamento que ainda está sendo testado pode proteger a paciente contra tais danos.
O trabalho avaliou o mecanismo de ação de um quimioterápico conhecido como ciclofosfamida, droga de uma geração mais antiga e que compõe coquetéis de tratamento principalmente para casos de câncer de mama. Investigando seu efeito em camundongos fêmeas, os pesquisadores observaram que o medicamento, ao mesmo tempo em que impede a proliferação de células cancerígenas, acaba promovendo o crescimento de folículos presentes no ovário.
Esses folículos são aglomerados de células que contêm, cada um, um óvulo. Ao longo da vida de uma mulher, a cada mês um pequeno número desses folículos começa a crescer até atingir a maturidade, quando ocorre a ovulação. Com o envelhecimento, esse número de folículos vai diminuindo. Os pesquisadores descobriram que a ciclofosfamida acelera esse processo, fazendo com que todos os folículos comecem a crescer. E, uma vez que se inicia o amadurecimento, o caminho é sem volta. O reservatório, por fim, acaba sendo esvaziado. Daí a infertilidade.
Solução — A equipe de cientistas, liderada por Lital Kalich-Philosoph, descobriu que outra droga, apelidada de AS101, foi capaz de proteger os ovários durante o tratamento. Os camundongos que receberam a medicação juntamente com a quimioterapia mantiveram mais folículos em seus ovários após o tratamento do que aqueles que só tomaram o remédio anticâncer. E, quando elas acasalaram algum tempo depois, conseguiram ter tantos filhotes quanto animais que não tinham passado pelo tratamento.
A infertilidade é uma questão importante no tratamento de mulheres jovens com câncer. Como ainda não há uma droga disponível que evite a infertilidade, a saída é congelar óvulos ou até embriões.  A droga AS101 está em fase 2 de teste clínico — ou seja, está sendo investigado se ela pode ser considerada segura para humanos. Mas até se traduzir em um possível tratamento para mulheres ainda há uma longa distância.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: