5.15.2013

Sistema imunológico da mulher envelhece mais lentamente que o do homem

Estudo publicado esta semana pela revista 'Immunity & Ageing' revela que fenômeno pode ajudar a explicar por que elas vivem mais

O Globo 

Yone Minagawa celebra seu 114º aniversário em janeiro de 2007. Até agosto daquele ano, quando morreu, ela era a pessoa mais velha do mundo
Foto: Reuters/4-1-2007
Yone Minagawa celebra seu 114º aniversário em janeiro de 2007. Até agosto daquele ano, quando morreu, ela era a pessoa mais velha do mundo Reuters/4-1-2007
RIO. O sistema imunológico da mulher envelhece mais lentamente do que o do homem, segundo um ”. Este fenômeno contribuiria para que elas vivam mais do que eles.
Os pesquisadores analisaram o sangue de voluntários saudáveis japoneses de ambos os sexos, todos entre 20 e 90 anos de idade. Em todos eles, o número total de glóbulos brancos diminuiu com a idade. O número de neutrófilos - que integram o sistema imunológico - diminuiu em ambos os sexos.
Os linfócitos, também presentes no sistema de defesa do organismo, foi reduzido com o tempo nos homens - enquanto aumentava nas mulheres. Ainda jovens, eles têm mais linfócitos com elas. Depois, essa quantidade torna-se equivalente.
A diferença de idade nos sistemas imunológicos entre homens e mulheres é um dos muitos processos alterados com a idade. O professor Katsuiku Hirokawa, da Universidade Médica e Dentária de Tóquio, explicou:
- O processo de envelhecimento é diferente por várias razões. As mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que parece protegê-las de doenças cardiovasculares até a menopausa. Os hormônios sexuais também afetam o sistema imunológico, especialmente em certos tipos de linfócitos. Como as pessoas envelhecem em diferentes ritmos, os parâmetros imunológicos poderiam prover uma indicação de sua verdadeira idade biológica.

Nenhum comentário: