9.07.2013

Segurança é reforçada nas capitais para protestos no Sete de Setembro

No Rio, o Comando Militar do Leste informou que militares poderão reagir caso haja ataques contra homens e equipamentos do Exército


O Globo




Manifestantes acampam na Esplanada dos Ministérios próximo ao palanque onde Dilma assistirá ao desfile militar
Foto: Ailton de Freitas / O Globo


Manifestantes acampam na Esplanada dos Ministérios próximo ao palanque onde Dilma assistirá ao desfile militar Ailton de Freitas / O Globo
RIO - A população planeja voltar às ruas neste sábado no feriado de 7 de setembro, em várias cidades. Em pelo menos 172 municípios, há protestos marcados nas redes sociais. Em algumas capitais, os protestos estão previstos para durante ou depois dos tradicionais desfiles militares. No Rio, o Comando Militar do Leste (CML) informou, por meio de nota, que os militares estão aptos a realizar "ações de autodefesa" caso haja ataques contra homens e equipamentos do Exército durante o desfile na Avenida Presidente Vargas, no Centro.
As polícias militares também vão reforçar a segurança nas ruas em várias cidades. No Rio, vão atuar 1.860 policiais. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ficará de prontidão no quartel e poderá ser acionado se necessário.
Os desfiles também foram reduzidos por medida de segurança. A parada militar na capital fluminense terá redução de 40% no número de participantes este ano. Com a redução, o evento vai durar no máximo duas horas, uma a menos do que a tradição. Em Brasília, a cerimônia deverá ter início às 8h45m e terminar às 10h30m. No entanto, o desfile em si deverá ter duração de 1h10m, menor do que os de anos anteriores que chegavam a duas horas.
O temor no Palácio do Planalto cresceu depois de receber as informações de uma pesquisa feita no Distrito Federal que mostra que mais de 80% da população apoiam as manifestações e cerca de 40% pretendem participar dos protestos no Dia da Independência. O desfile na capital terá a presença da presidente Dilma Rousseff e de autoridades dos três Poderes.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 150 mil pessoas estarão circulando pela cidade ao longo dos quatro eventos que a capital federal sediará no 7 de setembro: o tradicional desfile cívico, pela manhã, o jogo do Brasil, à tarde, o evento Celebrar Brasília, no início da noite e um Congresso de Dermatologia, que ocorrerá no Centro de Convenções próximo ao Estádio Mané Garrincha. Para dar conta de tudo isso, haverá um efetivo extra de 4 mil policiais militares; 150 policiais civis, 110 homens do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e 320 bombeiros. Somado ao efetivo que normalmente atua em Brasília, a cidade contará com 6.250 policiais militares no próximo sábado.
Lá, a PM já informou que vai prender os manifestantes que estiverem mascarados. Em Pernambuco, o uso de máscaras nos protestos também está proibido. No Rio e em São Paulo, elas serão permitidas. Policiais fluminenses poderão pedir aos manifestantes que descubram o rosto e se identifiquem. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que não há nenhuma orientação para a Polícia Militar abordar pessoas que estiverem com os rostos cobertos durante as manifestações.
— Não tem nada que proíba o fato de a pessoa estar usando máscara ou não estar usando máscara. O que não pode é a depredação do patrimônio público ou privado — afirmou o governador.
Já nesta sexta-feira, integrantes de movimentos populares fecharam os quatro principais acessos a Brasília e complicam o trânsito da capital. E um grupo acampou no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao palanque montado para a presidente Dilma Rousseff assistir ao desfile.
No Twitter e no Instagram, o cantor e compositor Caetano Veloso postou uma foto com o rosto coberto como os Black Blocs e pediu que as manifestações deste 7 de setembro sejam pacíficas. Caetano tirou a foto na noite desta quinta, quando esteve na sede da Mídia Ninja, no Rio, para conversar sobre as manifestações que ocorrem desde junho.
“Em favor da paz, no dia 7 de setembro, todos deveriam sair mascarados como no carnaval, respondendo à violência simbólica, sem usar a violência. Proibir o uso de máscaras numa cidade como o Rio de Janeiro é uma violência simbólica", escreveu Caetano Veloso em seus perfis.
Em Porto Alegre, estão marcados para este sábado protestos em três locais distintos partir das 8h30 que devem convergir separadamente em passeatas para o local do desfile. Para protestar contra a proibição do uso de máscaras no Rio de Janeiro pela Justiça do estado, os organizadores de uma das marchas estão recomendando pelas redes sociais que todos tapem os rostos durante o protesto. A Brigada Militar não divulga o número de soldados que farão o patrulhamento durante o desfile, mas garante que o número bem maior do que nos anos anteriores.
Em Recife e Fortaleza também houve reforço do efetivo. Com medo de violência, escolas de cidades da capital cearense e de Belo Horizonte decidiram vetar a participação de crianças nas paradas militares.

Ao menos 21 estados e o DF terão protestos no Dia da Independência

Alguns municípios cancelaram desfiles por causa do risco de violência.
Outros reforçaram a segurança para garantir eventos cívicos.

Protestos devem marcar o Dia da Indepência em ao menos 21 estados e no DF neste sábado (7). Algumas cidades como Contagem (MG) e Formiga (MG) cancelaram os eventos cívicos por causa do risco de violência com as manifestações. Em Palmas (PR), a possibilidades de ocorrer mobilizações na cidade também pode provocar o cancelamento do desfile de 7 de Setembro.
As polícias militares de Natal, Goiânia, São Paulo e do Distrito Federal vão reforçar a segurança nos pontos onde estão programadas as atividades do Dia da Independência. Em Belo Horizonte, os alunos que participariam dos desfiles cívicos foram cortados por risco de manifestações.
A Justiça do Distrito Federal, do Ceará, do Rio autorizou as polícias Civil e Militar a pedir a identificação de manifestantes que estiverem usando máscaras.


Protestos programados na Capital, Guarulhos, Diadema, São Bernardo do Campo, Itu, Sorocaba, Marília, Botucatu, Lins, Bauru, Fernandópolis, Rio Preto, Votuporanga, Araçatuba, Itapetininga, Rio Claro, Araraquara, Campinas, Americana, Valinhos,  Suzano, Aparecida, Atibaia, Bragança Paulista, Caraguatatuba, São Sebastião, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Santos, Praia Grande, São Vicente e Itanhaém. 
RIO DE JANEIRO


Manifestações previstas na Capital, em Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, Cabo Frio e Maricá.
SANTA CATARINA

Protesto em Florianópolis.
RIO GRANDE DO SUL


Manifestação em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Bagé e Santa Maria.
RORAIMA


Previsão de protestos em Boa Vista e em Iracema.
PERNAMBUCO


Manifestação programada no Recife.
MATO GROSSO


Protestos programados em Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis.
RIO GRANDE DO NORTE


Manifestação em Natal.
PARANÁ


Manifestação em Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.
BAHIA

Protestos em Salvador e em Juazeiro.
DISTRITO FEDERAL


Manifestações em Brasília.
CEARÁ


Protestos em Fortaleza.
MINAS GERAIS


Manifestações em Belo Horizonte.
MATO GROSSO DO SUL
  
Manifestações em Campo Grande.
ACRE


Protesto em Rio Branco.
ALAGOAS


Protestos em Maceió.
AMAPÁ


Manifestação em Macapá.
ESPÍRITO SANTO


Protesto em Serra.
GOIÁS


Protesto em Goiânia.
RONDÔNIA

Protesto em Porto Velho.
SERGIPE


Protesto em Aracaju.

AMAZONAS


Manifestação em Manaus.

Nenhum comentário: