9.05.2013

Obama se encontra com Dilma para explicar denúncias de espionagem

Assessor da Casa Branca diz que presidente americano explicou 'a natureza dos esforços de inteligência'

Mais cedo, Dilma cancelou a viagem da equipe que prepararia a sua visita oficial aos Estados Unidos

Luiza Damé, com Agência Brasil 

A presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente dos EUA Barack Obama, durante a cúpula do G-20, na Rússia Foto: POOL / REUTERS

A presidente Dilma Rousseff, ao lado do presidente dos EUA Barack Obama, durante a cúpula do G-20, na Rússia POOL / REUTERS
BRASÍLIA - O presidente dos EUA, Barack Obama, se encontrou com a presidente Dilma Rousseff para explicar as denúncias de espionagem à chefe do governo brasileiro. A reunião ocorreu a portas fechadas. Em razão disso, Obama chegou atrasado ao jantar dos chefes de estado do G-20, em São Petesburgo, na Rússia.
A informação foi antecipada pelo vice-assessor de Segurança para Comunicações Estratégicas da Presidência dos Estados Unidos, Ben Rhodes. De acordo com ele, Obama explicaria a Dilma 'a natureza dos esforços de inteligência' do governo americano.
- A relação com o Brasil é muito importante (para os EUA), não apenas nas Américas, mas no mundo. Entendemos o quanto isso (a questão de espionagem) é importante para os brasileiros. O que estamos fazendo neste caso, como fizemos desde que as revelações sobre a NSA vieram à tona, é olhar amplamente as alegações e os fatos - afirmou o assessor da Casa Branca.
O assessor da Casa Branca acrescentou também que são coletados dados de inteligência sobre praticamente todos os países. As revelações de espionagem causaram mal-estar na relação bilateral e colocaram em dúvida a visita de Estado que Dilma deve fazer aos Estados Unidos em outubro.
Mais cedo nesta quinta-feira, os presidentes ficaram lado a lado na sessão de abertura da 8ª Cúpula do G20, que reúne as maiores economias mundiais, em São Petersburgo, na Rússia. Embora próximos, os dois não conversaram. O clima era frio, deixando claro o constrangimento. Ainda nesta quinta, Dilma cancelou a viagem da equipe que prepararia a sua visita oficial aos Estados Unidos, conforme adiantou hoje Ilimar Franco.
A comitiva que prepara as viagens presidenciais é formada por agentes de segurança, diplomatas e funcionários do cerimonial da Presidência. A assessoria do Itamaraty disse que não vai comentar o assunto. Nos bastidores, após a divulgação de que os americanos monitoraram o conteúdo de telefonemas, e-mails e mensagens de celular da presidente, Dilma ameaçou recusar o convite do presidente Barack Obama. Mas não há confirmação que a visita foi cancelada. A viagem da equipe para preparar a viagem pode ser marcada ainda para uma outra data.
O presidente em exercício Michel Temer disse não ter informações sobre a possibilidade de Dilma vir a cancelar a visita de Estado a Washingto.
— (A presidente) Não manifestou esse desejo (de cancelar viagem). E nas notícias que eu tenho tido é que muito provavelmente conversem lá na reunião do G-20. Como eu disse há poucos dias, os meios diplomáticos resolverão essa questão, e a presidente saberá, no momento próprio, se deve ir a Washington ou não. A minha torcida é que haja uma solução diplomática para que não haja maiores embaraços entre Brasil e EUA.

Nenhum comentário: