9.05.2013

Vírus da gripe para combater o câncer

  • Pesquisa com vírus geneticamente modificado foi capaz de atacar células tumorais em ratos
O GLOBO 

Pesquisa usa vírus da gripe para combater o câncer
Foto: Divulgãção
Pesquisa usa vírus da gripe para combater o câncer Divulgãção
BUENOS AIRES - Vírus geneticamente modificado atacaram células tumorais, segundo estudo publicado na revista “Molecular Therapy”. A Fundação Instituto Leloir, da Argentina, conseguiu adaptar um vírus causador da gripe e da conjuntivite - o adenovírus - para combater o câncer de pele e de pâncreas em ratos.
O diretor da equipe, Osvaldo Podhajcer, chefe do Laboratório de Terapia Molecular e Celular e pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), disse à BBC que eles conseguiram reduzir ou eliminar os tumores sem danificar outros tecidos.
- Pela primeira vez conseguimos modificar geneticamente um vírus para usar suas características contra as células cancerígenas - afirmou.
Isto foi possível porque os cientistas modificaram o DNA do vírus para que ele apenas se reproduzisse em células cancerígenas.
- Estes tipos de câncer são os que têm menos probabilidade de receber um tratamento cirúrgico - explicou à BBC o oncologista Eduardo Cazap, ex-presidente da União para o Controle de Câncer Internacional.
A modificação genética de um vírus é geralmente vista com receio, principalmente de que ele se espalhe e acabe provocando uma pandemia. Por isto, os especialistas escolheram o adenovírus, menos perigoso e muito estável, segundo eles, o que descarta o perigo de mutação. Além disso, Podhajcer explicou que escolheu esses dois tipos de câncer porque não há tratamento conhecido e eles têm alta incidência na população.

Nenhum comentário: