4.08.2014

UNHA DE GATO

A Unha de gato também conhecida como Herinha é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó formando arbustos trepadores. Possui folhas verdes claras com espinhos levemente curvados, seu caule de cor marrom avermelhado e creme pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades.
A unha de gato possui propriedades medicinais anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada no tratamento de amigdalite e artrite. Ela pode ser comprada em muitas lojas de produtos naturais e seu nome cientifico é Uncaria Tomentosa.

Para que serve a Unha de gato

A unha de gato serve para úlcera, candidíase, bursite, gastrite, hemorragia, rinite, asma, virose, próstata, inflamações nas articulações, artrite, amigdalite, reumatismos, problemas de pele, disenteria, herpes, mioma, gonorreia e reduz a pressão sanguínea.

Propriedades da Unha de gato

A unha de gato tem propriedade analgésica, antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante, anti-reumática, antiviral, afrodisíaco, regeneradora celular, reguladora menstrual, contraceptiva, antipirética e diurética.

Modo de uso da unha de gato

A unha de gato  pode se utilizada em forma de chá das folhas e raízes desta planta, tinturas ou em capsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais.
  • Para o chá de unha de gato: Usar 20g de cascas e raízes de unha de gato para 1 litro de água. Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida deve-se retirar o chá do fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos, em seguida coar e tomar. Recomenda-se tomar o chá de unha de gato de 8 em 8 horas, entre as refeições.
 Para orientações referente a doses diárias necessárias um especialista em fitoterapia deve ser consultado.

Efeitos colaterais da unha de gato

A unha de gato se usada em altas doses pode causar efeito anticonceptivo, diarreia, náuseas e prisão de ventre.

Contraindicações da unha de gato

O uso de unha de gato é contraindicado para grávidas, mulheres que amamentam, pessoas com alergia a planta.
Pacientes transplantados, com problemas gástricos, com esclerose múltipla e tuberculose não devem fazer uso da unha de gato.

Veja mais:

Unha de Gato (Uncaria tomentosa)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

É indicada para tumores metastásicos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatóide e lupus. Tem ação analgésica e antiinflamatória. Aumenta imunidade.

FORMAS UTILIZADAS:

  • Cápsula (pó da planta)
  • Cápsula (extrato seco da planta)
  • Tintura (líquido)
  • Extrato Fluido (líquido)
  • Chá (Pó da planta)
Tags: Unha de Gato. Uncaria tomentosa. tumores. tumores metastásicos. artrose. candidiase. herpes. herpes zoster. artrite. artrite reumatóide. lupus. analgésico. ação analgésica. antiinflamatório. ação antiinflamatória. imunidade. aumento da imunidade.

Unha de Gato


Nome Científico: Uncaria tomentosa
Familia: Rubiaceae

Histórico e Curiosidades: Planta conhecida também pelos nomes de Cat’s claw em inglês, e Uña de gato em espanhol. O seu nome é atribuído a pequenos espinhos que são muito parecidos às unhos dos gatos. É uma planta que se desenvolve na forma de um cipó, podendo as vezes formar arbustos bem irregulares. Nativo da grande floresta Amazônica, tanto a brasileira quento a peruana. Planta já a muito tempo utilizad pelos índios peruanos, existindo evidencias que até mesmo os Incas já a empregavam para doenças reumáticas, doenças infecciosas e digestivas. Muito conhecida internacionalmente, devido a estudos realizados por países europeus, o Japão e o próprio EUA. Existe uma outra espécie muito utilizada com praticamente as mesmas indicações, que é conhecida como Uncaria guianensis Esta espécie e muito mais encontrada em território brasileiro, e tem substituído a U. tomentosa com muita freqüência.

Botânica: A unha-de-Gato é um arbusto trepador lenhoso, que pode atingir vários metros de altura, algo como 20 a 30 m. Apresenta folhas simples, oblongas ovaladas, de coloração verde claro com presença de estípulas e espinhos axilares lenhosos levemente curvados. O caule apresenta uma casca com textura fibrosa-lamina, de coloração mesclada de marrom avermelhada e creme. O caule possui uma peculiaridade, que é a capacidade de armazenar água no seu interior, para satisfazer suas próprias necessidades. Quando o mateiro não encontra água, utiliza cortar o seu tronco para matar sua sede, e esta é de sabor levemente amargo, mas um excelente energizante, que mata a sede, a fome e retira o cansaço.

Cultivo e Colheita: Existem poucas informações sobre o cultivo da Unha-de-Gato. Até o momento pesquisas realizadas pela Embrapa tem caminhado para o manejo sustentável dos espécimes existente e da domesticação da espécie. A multiplicação se dá por estacas, em viveiros cobertos com sombrite de 50%. Até o momento observou-se que é uma planta com alta capacidade de rebrota e de enraizamento de estaca. Mas cuidados devem ser seguidos para garantir sua sutentabilidade. Recomenda-se o estabelecimento de ciclos de cortes não inferior a 10 anos e estabelecer um estoque intacto de plantas, ou seja, não coletar cerca de 40% dos indivíduos. Garantir a rebrota da planta, deixando pelo menos 1 metro de tronco para a emissão de brotos.

   
Parte Utilizada: Emprega- se casca do tronco e raízes.

Princípios Ativos: Alcalóides (rincofilina, isorincofilina, mitrafilina, hirsuteína, hirsutina, dihidrocorianteína, pteropodina, speciofilina, uncarina), polifenois (epicatequina), triterpenos do ácido quinóvico, fitosteróis (estigmasterol, campesterol, beta-sitosterol), procianidina, ácido oleânico.

Ação Farmacológica e Indicações: Possui ação antiinflamatória comprovada por vários estudos e ensaios; apresenta atividade citostática, contraceptiva; efeito antioxidante potente inibindo radicais livres envolvidos na transformação dos pró-carcinogênicos presentes na fumaça do cigarro; previne a ocorrência de ataques cardíacos, inibindo a formação de placas nas paredes arteriais. No sistema imunológico apresenta efeito imunoestimulante e imunomodulador (aumenta a fagocitose e o número de monócitos), podendo ser utilizada nas doenças autoimunes e nas imunodeficiências. No sistema osteoarticular pode ser empregada com sucesso nos casos de artrite, dores reumáticas, bursites, artrites reumatóide, colagenoses. No sistema reprodutor, coadjuvante no tratamento das irregularidades menstruais e TPM. No sistema digestivo atua nas gastrites, colites, diverticulites, e doença de Crohn. Sistema respiratório é auxiliar nos casos de asma, bronquites, rinite alérgica, amigdalites e sinusites. No sistema cardio-circulatório, apresenta atividade hipotensora suave, e inibidora da adesividade plaquetária. Já no sistema reprodutor apresenta efeito anticonceptivo em doses elevadas, e um excelente produto no tratamento auxiliar de miomas. Pode ser empregada nos casos de abcessos cutâneos de repetição. De forma geral apresenta ação antitumoral, em casos de sarcoma de Kaposi, tumores metastáticos, antiviral nos casos de HIV(juntamente com os coquetéis tradicionais), herpes(zoster, labial e genital) e ação antipirética. Também apresenta leve ação diurética.

Efeitos Colaterias: Em altas doses pode provocar diarréia ou obstipação, dependendo da sensibilidade do indivíduo. Em pessoas que usam laxativos, pode ocorrer cólica e diarréias transitórias. Apresenta efeito anticonceptivo relativo. Não usar na gravidez, lactancia e crianças menores de 3 anos. Evitar em pacientes transplantados ou que vão fazer transplante de órgãos.

Ademar Menezes Junior

BIBLIOGRAFIAS



Um comentário:

Anônimo disse...

Sou MORADOR de PARACATU/MG e gostaria que me informassem como consiguo MUDAS dessa PLANTA. Existe SEMENTES dessa PLANTA ?

Missao Tanizaki
missaotanizaki@yahoo.com.br
Tudo por Um BRASIL MELHOR ! ! ! !