6.13.2014

Dor lombar

QUALIDADE DE VIDA MELHORA COM A CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA PARA A DOR LOMBAR


Qualidade de vida melhora com a cirurgia minimamente invasiva para a dor lombar
O novo estudo constatou que os procedimentos minimamente invasivos com incisões menores podem reduzir a dor lombar crônica, a hospitalização, as complicações pós-operatórias e as cicatrizes.



Resultados de uma pesquisa, publicada na edição on-line da publicação especializada em coluna “Spine”, revelam que os pacientes que se submetem a uma cirurgia lombar chamada de artrodese transforaminal minimamente invasiva obtém resultados melhores em muitos aspectos em comparação aos pacientes que passam por uma artrodese transforaminal aberta, forma mais invasiva para aliviar a dor debilitante.

“O novo estudo constatou que os procedimentos minimamente invasivos com incisões menores podem reduzir a dor lombar crônica, a hospitalização, as complicações pós-operatórias e as cicatrizes. Eles também podem reduzir os custos e as taxas de infecção em comparação com procedimentos abertos, mais invasivos”, afirma o neurocirurgião especializado em coluna, Cezar Augusto de Oliveira.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores analisaram, por sete anos, dados de 304 pacientes que passaram pelo procedimento minimamente invasivo. Foram 120 homens e 184 mulheres, com idade média de 62,4 anos, variando de 19 a 93 anos.

Segundo os pesquisadores, os pacientes têm demonstrado uma elevada taxa de satisfação com a técnica minimamente invasiva. A maioria dos pacientes está completamente livre de dor, retornou ao trabalho e às atividades diárias e tem uma melhor qualidade de vida após a cirurgia minimamente invasiva.

Elimine a dor lombar com essas seis dicas

Fazer aquecimento e alongamento são algumas das dicas para acabar com esse incômodo



A dor lombar afeta cerca de 80% da população adulta ao redor do mundo. Ela é a segunda maior causa de consultas médicas, ficando atrás apenas das gripes. Os prejuízos são muitos. Atividades rotineiras são prejudicadas, sua energia fica limitada, te deixando cansado, desanimado e até depressivo. 

Mas existem muitas causas para as dores lombares e muitas maneiras simples de eliminá-las. Elas não precisam fazer parte da sua vida. 

Confira abaixo algumas simples dicas que vão te ajudar a acabar com as dores lombares. Para eliminá-las completamente é importante fazer alongamentos, exercícios para a lombar e para o abdômen, sempre orientados por um fisioterapeuta. 

Compense os efeitos da gravidade


A maioria dos adultos passa o dia todo andando, sentado ou de pé. A gravidade causa uma sobrecarga aos músculos, ligamentos e discos intervertebrais da região lombar. Levando a uma das causas mais comuns de dores lombares: a compressão discal. Uma solução é optar por deitar-se quando possível. 

Faça aquecimento

Existem inúmeras maneiras de eliminar a dor lombar sozinho. Porém, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar.

Não apenas antes dos exercícios, mas sempre! Jardinagem, atividades domésticas, carregar objetos pesados e trabalhar comumente causam dores lombares. 

Faça um alongamento lombar


Alongue sua lombar antes de ir para a cama, quando acordar pela manhã e ao final do dia de trabalho. Existem alongamentos simples que diminuem a tensão e preparam sua lombar para o dia seguinte, como abraçar as pernas enquanto está deitado. 

Faça exercícios para a lombar


Faça exercícios específicos para aumentar a força de sustentação lombar. Isso inclui exercícios para o centro de força, ou seja, abdômen, períneo e diafragma. 

Se a dor persistir procure ajuda


Existem inúmeras maneiras de eliminar a dor lombar sozinho. Porém, nada substitui uma consulta com um profissional especializado em dor lombar. 

Não espere a dor aumentar


É mais fácil eliminar a dor lombar quando ela é tratada no estágio inicial. A maioria das pessoas espera até que não consiga mais se mover, ou que a dor comece a irradiar para as pernas. 

O primeiro passo para aliviar a dor não é tratar músculos ou articulações. Mas sim identificar a causa que gerou a dor lombar. Como a má postura ou movimentos executados diariamente de forma incorreta. 

Para obter resultados de longa duração é necessário eliminar as causas e os sintomas da dor. Métodos como a acupuntura e a osteopatia e exercícios, como o pilates, acompanhado de um instrutor, ajudam a eliminá-los.


Saiba Mais:

Rizotomia por Radiofrequência.

Esta modalidade de tratamento minimamente invasiva é excepcional para os pacientes que sofrem de lombalgia crônica, sem alterações tais como artrose, desidratação ou hérnia discal. Pode ainda ser utilizada em pacientes que tenham alterações mas que não tiverem condições clínicas de ser submetidos a cirurgias definitivas, que resolvam realmente o problema, funcionando apenas como um alívio temporário da dor.
Se a dor for refratária ao tratamento conservador (fisioterapia, RPG, anti-inflamatórios convencionais, analgésicos ou opióides, acupuntura, etc.) há indicação do tratamento.
Infelizmente, tais pacientes muitas vezes são encarados socialmente como simuladores, como preguiçosos, pois queixam-se de dor com exames normais. 
Na realidade, apesar dos exames normais a dor existe, incomoda, incapacita as vezes, causando baixa produtividade no trabalho e alterações significativas da qualidade de vida do paciente, ocasionando profundas repercussões pessoais e profissionais.
A rizotomia por radiofrequência consiste em utilizar-se de ondas de alta frequência transmitidas através de uma diminuta agulha.
A agulha (mais ou menos da grossura de um grafite de lapiseira 0,5mm) é introduzida através da pele, após anestesia local, e levada até um ponto específico na coluna do paciente. Os parâmetros são definidos pelo neurocirurgião no gerador e a frequência é transmitida através da agulha.
Ao chegar na ponta da agulha, que está em contato com o osso, a (radio)frequência se converte em energia térmica (calor) e "desliga" o nervo que dá sensibilidade dolorosa daquela região.
Se ajustados corretamente, os parâmetros provocam a inativação apenas deste nervo, não havendo qualquer prejuízo nos movimentos ou sensibilidade.
O tratamento é feito sob regime de hospital dia, aonde o paciente é dispensado para casa no mesmo dia da internação e a melhora, usualmente, é imediata, sendo mais nitidamente sentida após cerca de uma semana.
Existem pacientes que ficam assintomáticos por longo tempo, outros por tempo menor, mas usualmente a sintomatologia desaparece por cerca de 3-6 meses.

Imagem ampliada de agulhas de radiofrequência. O diâmetro (espessura) da agulha é de meio milímetro.

Radiografia intra-operatória. As minúsculas linhas pretas são as agulhas utilizadas para radiofrequência.

 

 

drpauloportodemelo.com.br‎

Nenhum comentário: