6.11.2014

PROTEJA O SEU CORAÇÃO: PEQUENAS MUDANÇAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA

Proteja o seu coração: pequenas mudanças que fazem toda a diferença

O bom funcionamento do nosso coração é essencial para vivermos bem e tranquilos. Por isso, algumas medidas preventivas devem ser tomadas quando o assunto é a saúde desse órgão. Veja algumas dicas!




Sempre que mudamos nossos hábitos alimentares por conta própria, temos um único objetivo em mente: Melhorar a nossa aparência física. Poucas são aquelas pessoas que se preocupam com o bom funcionamento do organismo em primeiro lugar. O mais comum é só tomarmos alguma medida ao nos surpreendermos com o resultado de um exame. 
Um bom exemplo é em relação à saúde do nosso coração. Você sabia que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo ocidental? As suas formas mais comuns são o infarto, a insuficiência cardíaca, a isquemia e a morte súbita. A redução dos níveis de colesterol sanguíneo e triglicérides são, comprovadamente, as intervenções mais eficazes para a redução dessas doenças.   

O que muitos não sabem é que pequenas mudanças, na hora da escolha dos alimentos podem fazer toda a diferença. A opção por produtos light deve ser o primeiro passo. Eles contêm menos colesterol e gordura. Iogurtes, requeijão, creme de leite, enfim, estes e outros alimentos devem ser consumidos na sua versão light! Mesmo para quem não quer emagrecer, essa é a melhor opção.

Seguindo a mesma linha, que tal substituir o queijo amarelo (mussarela, parmesão, prato) por queijo branco magro, como o frescal, a ricota e o cottage? Outra boa troca é o leite integral, extremamente gorduroso, pelo leite desnatado ou, no máximo, semidesnatado. Do ovo, você deve usar somente a clara. Uma única gema contém mais de 200 mg de colesterol.

Quanto às carnes, nada de miúdos (coração, miolo, fígado). O melhor é optar pelas carnes magras, como as aves e os peixes. Mas, se você preferir as aves, esqueça a pele! E na hora do preparo, lembre-se de que o melhor é grelhar. Frituras são deliciosas, mas não devem fazer parte da sua rotina! Por isso, bacon e torresmo, nem pensar!

Quando for cozinhar, prefira óleos vegetais, como o de soja, milho, girassol e canola. E como ninguém vive sem um docinho, substitua os sorvetes, os bolos e os doces confeitados com cremes e chantili por picolés de frutas, doces de frutas, gelatina e tortas feitas em casa, ou, ainda, pela própria fruta. Esse sim é um alimento que não pode faltar no cardápio de ninguém! O mais importante é que você faça valer aquele velho ditado: Prevenir é melhor do que remediar!

Nenhum comentário: