Fred agradece o retorno de Felipão à Seleção e vibra com gol em amistoso
Atacante diz que se não fosse pelo treinador não estaria no grupo da Copa, comemora ter balançado a rede contra a Sérvia e lamenta morte do ex-jogador Fernandão
21 comentários
O atacante Fred afirmou neste domingo, em entrevista coletiva em Teresópolis, no Rio de Janeiro, que só está no grupo da Copa do
Mundo graças ao retorno de Luiz Felipe Scolari ao comando da seleção
brasileira, no fim de 2012. Segundo o jogador, o fato de o comandante gostar de
escalar as equipes com um centroavante o ajudou a retornar à equipe canarinho.
- Graças a
Deus o Felipão assumiu a Seleção. Ele adora jogar com centroavante. Ele me deu
mais oportunidades, inclusive quando passei momentos difíceis na Copa das Confederações.
Ele demonstrou confiança. O atacante, às vezes, não pega muito na bola, não vai
ter habilidade que tem um Neymar. Mas vai ter movimentação para o Hulk ou o
próprio Neymar sair na cara do gol.
Fred animado na entrevista: "Graças a Deus o Felipão assumiu a Seleção" (Foto: Mario Farache / Mowa Press)
O atacante foi além e
ainda disse do que um centroavante precisa fazer para conquistar o torcedor e o
próprio treinador.
- O centroavante é quem
está mais próximo do gol. É natural o time buscar ele como referência. Fiquei
louco para começar logo a Copa do Mundo, porque tenho certeza que os jogos vão
ser difíceis e para o meu estilo de jogo é melhor um jogo mais fechado, onde a
minha equipe vai me ter mais como referência.
Fred também comentou a morte do ex-jogador Fernandão. O
jogador faleceu após a queda do helicóptero que o conduzia em Goiás.
- Jogo com o Rafael Sóbis, que praticamente era irmão
dele. Tive esse contato com o Fernandão antes do jogo de despedida do Romário.
E ali já deu para ver que era diferenciado. Aquilo me marcou muito. Foi um
contato rápido. O futebol, as coisas boas todos falam. Quem é bom todo mundo
sabe. Quem é mais ou menos todos sabem. O Fernandão, todos só falam bem dele. É
uma perda grande para todos nós que participamos do futebol. Estava
participando como comentarista, foi treinador. Espero que Deus conforte os
familiares.
Confira abaixo os principais trechos da coletiva de
Fred:
TREINOS
- Foram duas semanas muito boas para nós. Tivemos erros... Bom que aconteça agora para trabalhar e corrigir. Esse tempo para ter autocritica, analisar o que o Felipão e o Parreira estão pedindo para nós para encontrar a nossa melhora. A única coisa que falta é a competição, quinta-feira. Nós nos preparamos bem nos dois jogos. Senti que a equipe teve um pouco de cansaço nos jogos devido à carga de treinos que tivemos na semana. Mas estamos confiantes porque foram duas semanas muito bem feitas.
-Temos (como marcar mais gols em bolas paradas) porque defensivamente nós somos fortes, temos estatura boa. Em Copa do Mundo, principalmente na fase decisiva, nós vamos encontrar equipes fechadas. As partidas podem ser decididas numa bola parada. Isso tem feito diferença nas competições. Temos que treinar para buscar essa evolução que pode nos ajudar. Dá tempo (de melhorar).
MARCAR UM GOL ANTES DA ESTREIA
- É bom. É melhor, porque estou hoje aqui para dar entrevista. Se não tivesse marcado, eu estava morto. Sempre busco o gol, jogar bem, dar um passe. Tenho que estar preparado para uma, duas ou três bolas. Tomara que seja mais. Dependo do rendimento da equipe. Para o atacante, quanto mais gols surgirem, melhor. O objetivo principal e maior nosso é a partir de quinta-feira. Eu vou fazer de tudo para fazer os gols a partir de quinta-feira. Ele tem pedido para eu tirar essa responsabilidade de fazer gol, gol, gol. Tenho trabalhado firme. Se eu pudesse colocar como objetivo, eu queria fazer um na quinta-feira. O objetivo maior é ganhar os jogos e disputar os títulos.
COMEMORAÇÃO COM A MÃO NO OUVIDO E GRITOS POR LUÍS FABIANO
- Na verdade, eu tenho o hábito de comemorar os gols assim mesmo. Dentro de campo, a gente ouve tudo. Antes do jogo, eu já esperava isso (gritos por Luís Fabiano). O Julio César esperava o Rogério Ceni. O Neymar esperava o Lucas. Jogávamos no campo do São Paulo, são jogadores que têm história com a camisa da Seleção, e bonita. O Neymar falou uma coisa bonita após o jogo. Não tem o Fred do Fluminense, o Fred mineiro, nós estamos com a camisa da Seleção. Pedimos ao torcedor para na Copa empurrar o time. O carinho e o incentivo são importantes.
REFERÊNCIA DA SELEÇÃO
- Todo mundo sabe que o jogador que faz diferença realmente é o Neymar. É um jogador especial, o mundo inteiro de olho nele. Nossos adversários vão marcar muito forte, mas quando as coisas estiverem difíceis para ele, o grupo é forte, tem jogadores com muita capacidade para poder ajudar a Seleção e fazer algo diferente. A nossa seleção, sem dúvida nenhuma, está fazendo de tudo para jogar a bola no Neymar, porque ele é o grande cara da nossa equipe.
MUDANÇA DE HÁBITOS
- Se eu não tivesse feito o que fiz quando era mais novo, não teria tanta vivência para adquirir experiência. Tem que passar perrengues, dar cabeçadas, crescimento normal, para mim foi bom. Minha filha vai crescer, e vou falar: "Não faz isso". Mesmo assim, algumas coisas ela vai fazer e vai cair na mesma coisa. Se pudesse ter escutado pai, avô, tio, mas o que passei a fazer é respirar futebol, ver futebol, sonhei a vida inteira disputar uma Copa do Mundo. Tive nos pés a oportunidade de jogar a Copa no Brasil e fiz de tudo para chegar bem nos treinos, jogos, e para estar 100%.
Fred brinca durante o treino da seleção brasileira neste domingo (Foto: AFP)
OBJETIVO DE GOLS- Questão de gols, eu falei que queria fazer sempre, como sempre quis, nos clubes, categorias de base, e na Copa do Mundo não é diferente. Vou trabalhar para isso, vamos ver o que acontece. Vou estar lá dando a vida para ajudar. Nas Confederações, eu falei que queria fazer um gol por jogo. Fiquei dois sem fazer, vocês quase me mataram. Não vou falar nada para fazer a mesma coisa na Copa.
IGREJA
- Sempre frequentei a igreja, umas vezes mais, outras menos. Meu momento com Deus me dá uma paz e equilíbrio muito grandes. Sempre tive isso. Mesmo quando não vou, faço minhas orações, leio minha bíblia, isso me faz bem.
VAIAS OU INCENTIVO?
- Sinceramente, acho que não vai acontecer (vaias). O clima de festa é diferente até dentro do estádio, dentro do nosso grupo também. Acho quase impossível acontecer, porque nós tivemos essa experiência na Copa das Confederações e foi maravilhosa. Começando nas ruas, quando o ônibus passava. Hoje mesmo só para ver o ônibus passar tinha um monte de gente na porta. Tenho certeza que o povo paulista vai nos empurrar do início ao fim. Caso alguma situação aconteça, é o que falei, nossa equipe tem que ter maturidade para não tirar nosso foco e inteligência para jogar se as coisas estiverem complicadas. Ter pressa pode prejudicar. Nós temos que manter a tranquilidade.
ESTILO
- Existe uma evolução natural de todo mundo. Acho que eu também tenho que melhorar em vários aspectos, mas cada um tem uma característica de jogo. Respeito os meus limites. Fazer gol driblando cinco seria um sonho para mim, mas esquece que isso é impossível.
TÍTULO DAS CONFEDERAÇÕES
- A Copa das Confederações serviu muito porque nós resgatamos a confiança da imprensa e do torcedor. O mais importante é que conseguimos trazer todos para o nosso lado.
FUTURO
- O futuro só Deus sabe. Tenho contrato com o Fluminense até fim de 2015, pretendo cumprir.
GOL NA ESTREIA
- Vou dedicar para a minha família inteira. Não é igual a do David Luiz, mas é grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário