10.31.2014

Como fazer uma boa redação no ENEM!

 


Para se dar bem na redação, alguns mandamentos devem ser seguidos!
Para se dar bem na redação, alguns mandamentos devem ser seguidos!
Conhecemos os 10 mandamentos de Deus que nos alerta sobre pecados que atrapalham nossa vida e podem ter consequências gravíssimas! Assim também acontece na redação, há erros bastante cometidos pelas pessoas, sem maiores preocupações! Mas é bom ficar alerta, pois o julgamento das bancas é rigoroso e não há ninguém que possa corrigir seus erros depois! Então, em um trocadilho com as leis bíblicas, o ideal é se arrepender enquanto pode e não cometê-los mais!

Vejamos os dez mandamentos para que sua redação surpreenda a banca:

1) Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!

2) Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.

3) Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!

4) A linguagem do msn ou facebook deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.

5) Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.

6) Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!

7) Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios!

8) Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!

9) Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.

10) Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

Saiba que mandamentos foram feitos para serem seguidos, mas não como obrigação ou por imposição, mas para nosso bem! Pense nisso!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras


Mais dicas: 

Como fazer uma boa redação? Quer começar e não sabe como? Escrever bem ajuda na vida e no trabalho

Melhorar a redação, perder o medo de escrever e aprimorar-se é mais fácil do que você pensa.Uma boa redação ajuda na vida , nos estudos ou no trabalho. É como andar de bicicleta, você só precisa de alguns conceitos

José Alipio,
Estamos num momento em que a comunicação eletrônica, -entenda-se – aquela usual do computador e do celular, impõem condições predatórias da língua portuguesa. Esses meios com suas características imprimem nas pessoas novos hábitos, não muito saudáveis ao seu aprimoramento linguístico e comunicacional.
O celular por exemplo, é um móvel, com aquele tecladinho minúsculo, e conceitualmente, não foi feito só para isso (teclar) e provavelmente durante seu uso teremos outras preocupações- como andar ou dirigir- trouxe consigo uma nova forma de escrever a partir do resumo anárquico ( cada um faz como imagina). Com ele as pessoas precisam resumir tudo, não dá para estender o assunto, pois ninguém lê e é impossível ficar meia hora digitando.
Essa nova ortografia, baseada nas abreviaturas caóticas -  eu conceituo como um neologismo paleozoico da língua. Um neologismo porque pertence ao nosso “agora” , e paleozóico pois nos remete ao primitivo da comunicação. Duas letras passam a significar uma palavra, mesmo que nem sempre fique claro para ambas as partes, e que não haja um consenso ( feito uma codificação Morse catalogada) tc , tk , bj ab ;Vm; e até caracteres ; ) >.
Passei a respeitar e compreender essa tendência – a necessidade de brevidade comunicacional no dia que comecei a usar o meu primeiro Smartphone, mas é preciso ressaltar que cada meio tem suas características, e que nós como seres humanos, dotados da Inteligência e capacidade de argumentar, em casa ou no meio corporativo, precisamos sempre nos exercitar, ou estamos fadados a voltar ao primitivo.
Nivelar tudo pela brevidade pode ser emburrecedor para sua vida ou improdutivo no seu meio de trabalho. Todo dia leio um email que mais parece um assassinato a língua portuguesa.
As pessoas acabam levando esse simplismo da linguagem do celular para o email corporativo , e deixam de lado a gramática , a concordância verbal e o raciocínio e a lógica ( sem mencionar normas de etiqueta ou padronizações corporativas) ou seja , uma péssima redação e uma péssima apresentação.
Escrever, ou aprimorar a sua comunicação verbal ou escrita – principalmente no trabalho – é uma obrigação- e só depende da criação de novos hábitos. Na hora da entrevista para o empregador contratar você, uma redação pode ser pedida, arguindo-lhe o porquê de você merecer aquela vaga, e se você já está empregado, certamente seu superior hierárquico para lhe oferecer uma promoção, vai avaliar- ou melhor , já saberá pela rotina de convívio, se você é uma pessoa comunicativa pela escrita. Se o cargo for de chefia e exigir isso.
Ficam aqui 2 dicas para você melhorar a sua redação – Leia bastante , ou o máximo que sua rotina permitir – assim até os seus olhos vão se acostumar “automaticamente” com a correta grafia das palavras, além de você adquirir informação – e PRATIQUE é mais importante ainda – é como andar de bicicleta. ( *no começo é difícil, a gente se rala, mas depois vem o equilíbrio natural).
Acalme-se para a redação – leia mais e você naturalmente vai conhecer a grafia das palavras, e acostumar-se a concordância verbal (Você não ouve no Jornal Nacional o Bonner dizendo – agora “Nós vai entrevistar a presidenta Dilma” , além disso, só para você que não vai se tornar um escritor , só vai faltar aprender a concatenar as ideias – ou seja – começo- meio e fim. 
Sem medo pode inverter a sequencia - pense em três coisas assim : 3) qual é a conclusão final do meu texto 2) Quais são os argumentos que sustentam isso 1) Qual a melhor introdução para isso.
Se você é hábil verbalmente, sabe convencer as pessoas- vai se dar muito bem praticando no papel o que faz com a boca. Para ilustrar isso imaginemos uma situação de conversação .
Como por exemplo – Interlocutores :Você e sua esposa ou esposo:
Objetivo : Convencer a minha Mulher a viajarmos no final de ano (* ela que não gosta de tumultos no aeroporto e sobrepreços de passagens nas festas)
3) Conclusão: Acredito que com isso, a gente vá poder desfrutar de um fim de ano diferente e gostoso em família.
2) Argumento: Para não definirmos as coisas de última hora e ficarmos sem muitas opções com ano ano passado- , considerando o fato de que há anos não passamos o réveillon fora de casa – fiz várias pesquisas em agências de viagens. A partir da indicação de um amigo, conheci uma agência de viagens confiável e idônea -e consegui um “pacote” maravilhoso incluindo as passagens de avião e as reservas do hotel com preços competitivos e parcelamento sem juros. Ou seja podemos começar a pagar pequenas parcelas agora e ficarmos tranquilos.
1) Estive pensando muito sobre o quanto estamos precisando tirar umas férias, e gostaria de combinarmos algo sobre esse assunto .
Leia agora as frases na sequencia 1,2 e 3 e RACIOCINE: Você que tem pavor de escrever- mas sabe falar provavelmente já desenvolveu raciocínios bem mais complexos do que esse exemplo , para convencer uma pessoa. Certo? E Então é só passar para o papel , e mudar o objetivo:
No objetivo der vender algo para alguém você vai igualmente- 1)introduzir o assunto pensando qual necessidade /anseio do consumidor você vai suprir 2)falar das características do produto, e 3)Concluir a oferta amarrando as citações anteriores.
Não há diferença, nem dificuldade se a redação for numa ficha de entrevista para um emprego. Nesse caso – já é um beneficio o fato de você ter poucas linhas para escrever- então seja breve , objetivo ,e não é para resumir o currículo ali .Uma redação curta, inteligente e sem erros faz a diferença e pode definir uma escolha.
Só muda o objetivo: Convencer o empregador que eu sou a melhor opção – 3) A conclusão será que a empresa vai agregar um funcionário dedicado e apto para o cargo 2) O argumento será um resumo das suas qualidades pessoais e experiência e a introdução: algo que remeta ao argumento – como por exemplo um anseio, uma necessidade de mudança / ascensão profissional
Lembre-se da ortografia, da concordância verbal, dos raciocínios lógicos ( uma ideia/ frase tende sequenciar ou complementar a outra) fuja das abreviaturas e faça uma redação bacana e seja feliz.
Essa lógica de argumentar já faz parte da nossa vida é inerente ao ser humano e a nossa vivência em sociedade, e se bobear, praticando, você até começa a gostar da coisa.



















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