11.24.2015

ATIVIDADE FÍSICA MELHORA ATUAÇÃO NO TRABALHO

Atividade física melhora atuação no trabalho
Segundo estudo recente, a prática de atividades por 30 minutos nos dias de trabalho é capaz de aumentar o desempenho profissional em até 15%.


A informação vem de uma nova pesquisa, publicada no American College Sports Medicine, e afirma que a prática de atividades por 30 minutos nos dias de trabalho é capaz de aumentar o desempenho profissional em até 15%.
Para Carlos Eduardo de Moraes, profissional de educação física da rede Just Fit de Academias, isso acontece porque as funções cerebrais durante a prática de atividades são potencializadas. “A disciplina exigida durante um treino, bem como a organização dos exercícios que estão sendo feitos, exigem concentração para finalizar cada etapa. É isso que aumenta a capacidade de cumprir os prazos e ajuda também na motivação do trabalhador“, explica.

Segundo o estudo, 60% dos trabalhadores participantes concluíram que a melhora nas habilidades profissionais pode ser facilmente percebida depois que a atividade física entrou na rotina.


Atividade física no trabalho
A Bem Star corporate é especializada em implementar e gerenciar programas de atividade física em empresas. Saiba um pouco mais os benefícios que a empresa e funcionários podem ter com a ginástica laboral.

Ginástica Laboral é a atividade física orientada, praticada durante o horário do expediente, visando benefícios pessoais no trabalho. Tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

A ginástica Laboral traz grandes benefícios para as empresas, motivo pelo qual essa atividade física é estimulada e implementada por diversas organizações.

Os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas, tais como problemas físicos, psicológicos ou sociais. Mais diretamente, a prática de exercícios físicos gera benefícios físicos para o trabalhador. Os benefícios psicológicos (estresse, poder de concentração) ou sociais (espírito de equipe, confiança) também são bastante citados em estudos diversos.
Benefícios para a empresa:

Diminuir os problemas de saúde no trabalhador é sinônimo de aumento de produtividade na empresa.

Essa afirmativa se verifica de diversas formas, mas os principais pontos notados são a diminuição na ocorrência de faltas ao trabalho por motivos médicos e também a diminuição dos acidentes de trabalho.

Portanto, se por um lado o fator de sofrimento humano é significativamente reduzido, por outro lado a empresa é beneficiada ao promover programas orientados de Ginástica Laboral.

Há estatísticas citando um retorno de 3 a 5 vezes sobre a verba aplicada por uma empresa em um programa de ginástica e hábitos de saúde, considerando faltas, encargos sociais e outros fatores relacionados à saúde, afetando a produtividade da empresa.
Benefícios físicos para o trabalhador:

Os benefícios dependem diretamente do tipo de trabalho realizado. A maioria dos exercícios tenta diminuir o efeito da solicitação constante a que é submetido um trabalhador ao executar determinada tarefa, seja ela uma tarefa física ou não.

Desse modo trabalhadores que utilizam de seus músculos para manejar instrumentos, ferramentas ou produtos podem ser beneficiados por um programa de atividades para trabalhadores braçais. Por exemplo, trabalhadores em uma linha de montagem de uma fábrica necessitam de exercícios específicos para os grupos musculares utilizados para que não ocorra lesão muscular por superutilização, similar, por exemplo, à lesão de um atleta ao final de uma competição extrema. Afinal, a jornada de trabalho pode durar até mais de 10 horas, às vezes...

Por outro lado, trabalhadores administrativos como digitadores, secretárias, atendentes, etc. são acometidos de problemas posturais, musculares ou visuais. Assim, um bom programa de atividades para trabalhadores administrativos ajudará a diminuir lesões por tais fatores.
Exemplos de atividades para trabalhadores braçais:

Os problemas vividos por este grupo de trabalhadores podem estar relacionados com a intensidade da força que exercem, ou ainda com a posição em que são obrigados a trabalhar. Em ambos os casos, um Professor de Educação Física pode avaliar as solicitações físicas e prescrever atividades para compensá-las. Por exemplo, trabalhadores que são obrigados a suportar o peso de uma peça com um braço enquanto apertam um parafuso com a outra mão devem executar atividades que aliviem periodicamente as tensões envolvidas sob o risco de aparecerem lesões musculares ou posturais.

Nenhum comentário: