11.26.2015

Em troca de apoio a candidato de Paes, banqueiro preso teria escondido conta de Romário na Suíça


André Esteves, do BTG, é dono do banco suíço BSI, onde o senador carioca teria uma aplicação

Do R7
"A aliança": senadores e Paes selam acordo Reprodução
O senador Romário (PSB-RJ) é apontado em novo escândalo envolvendo a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Em troca de apoio do senador para o candidato de Eduardo Paes (PMDB-RJ) à sua sucessão na Prefeitura do Rio de Janeiro, o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, teria ajudado a ocultar as informações referentes à conta de Romário na Suíça.
O senador deixaria de concorrer ao cargo em prol do secretário-executivo de Coordenação de Governo de Paes, Pedro Paulo Carvalho, que já foi acusado na polícia por ter agredido a sua ex-mulher. O secretário carioca chegou a dizer "quem não tem uma briga dentro de casa?", após revelação da segunda agressão à sua ex.
As informações foram reveladas em diálogo gravado entre o senador Delcídio do Amaral e o advogado Edson Ribeiro, que defende Nestor Cerveró na Lava Jato, ambos presos. Na conversa, Ribeiro revela um esquema de apoio à candidatura de Pedro Paulo à Prefeitura do Rio em que Romário seria beneficiado com a ocultação de sua conta em troca de não concorrer ao cargo em 2016.
Veja o diálogo a seguir:
Edson Ribeiro — Ué, fizeram acordo, né?
Delcídio do Amaral — Diz o Eduardo que fez.
Ribeiro — Tranquilo. Foi Suíça.
Delcídio — Foi?
Ribeiro — Tinha conta realmente do Romário.
Bernardo Cerveró — Tinha essa conta?
Delcídio — E em função disso fizeram acordo.
Ribeiro — Tinha dinheiro no banco que foi encontrado. Tira, senão você vai preso.
Delcídio — O que eu achei estranho, ele ter chegado. Eu perguntei “o que você está fazendo aqui, Romario? "Não, não, vim acompanhar o Eduardo"…
Ribeiro — Esquisito né? Essa é a informação que me deram.
Leia mais notícias de Brasil no Portal R7
R7 Play: assista à Record onde e quando quiser
A conversa começou após o senador justificar seu atraso devido à presença de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, em seu gabinete. O político carioca estava acompanhado de Pedro Paulo Carvalho e “Ferraço” [o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES)]. Segundo Delcídio, a visita teria sido motivada para a costura de um acordo entre Paes e Romário para que o senador não concorresse à Prefeitura do Rio de Janeiro em troca da ocultação de sua conta na Suíça. As informações são da revista Veja.
Publicidade
Fechar anúncio
Guilherme da Costa Paes, irmão de Eduardo Paes, é um dos diretores do BTG Pactual. Neste ano, o banco brasileiro concluiu a compra do suíço BSI, onde o senador Romário teria suas contas. A ajuda teria ocorrido em troca do fornecimento de um documento do banco negando a existência de qualquer conta do ex-jogador no banco.
Citado pelo advogado de Cerveró, Romário nega ter conta na Suíça
Após a revelação da gravação, Romário negou ter feito acordo com Paes para apoiar seu pré-candidato à prefeitura. O senador voltou a negar que tenha conta na Suíça. "Não sou responsável pelo que terceiros falam, apenas pelos meus atos. Assim sendo, deixo claro que não tenho nenhum acordo com ninguém e, infelizmente, o dinheiro não é meu. Digo infelizmente porque, com certeza, se fosse meu, seria fruto de muito trabalho honesto".
Romário confirmou a reunião com Delcídio, Paes, Pedro Paulo e com o senador Ricardo Ferraço no dia 4 de novembro, quando foi feita a gravação. Segundo o senador do PSB, o encontro se deu para tratar da votação do projeto de resolução do Senado (PRS 50/2015), já aprovado, que propôs o fim de barreiras à cessão de dívida ativa de Estados e municípios. "Qual a credibilidade do advogado de um bandido, corrupto e responsável por roubar uma das principais empresas do país?", questionou.
Por meio de sua assessoria de imprensa, Eduardo Paes também confirmou que esteve no gabinete de Delcídio no dia 4 de novembro em busca de apoio para colocar em pauta e votar o projeto de Resolução do Senado. O prefeito reafirmou que o próprio veículo de imprensa que informou a existência de suposta conta de Romário na Suíça já desmentiu a informação e admitiu o erro. Na nota, Paes admite que "nunca negou que gostaria de ter o apoio político de Romário ao seu candidato à Prefeitura do Rio em 2016".
Veja a matéria do Jornal da Record sobre o caso:
Com salários atrasados, médicos do Rio de Janeiro protestam contra Pezão

Nenhum comentário: