11.27.2015

Banqueiro, amigo de Aécio, André Esteves é transferido para presídio no Rio

Ministro do STF acatou sugestão da PF para transferência e recusou pedido da defesa

por
O banqueiro André Esteves sendo transferido para presídio pela PF - Alexandre Cassiano / Agência O Globo
BRASÍLIA — O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou nesta quinta-feira a transferência do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, para presídio no Rio de Janeiro. À noite, Esteves foi levado para exames no Instituto Médico Legal. Conforme adiantou o colunista do GLOBO Ancelmo Góis, ele passou pelo presídio Ary Franco, depois, ficou sob custódia na penitenciária de Bangu 8. O banqueiro foi detido ontem na mesma operação que levou à prisão o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS e ex PSDB-MT).

Zavascki determinou a transferência de Esteves acatando uma sugestão da Polícia Federal. O banqueiro está detido desde ontem na Superintendência da PF no Rio de Janeiro e o órgão informou não ter condições de mantê-lo na carceragem. Caberá agora à PF proceder a transferência.
O ministro rejeitou ainda pedido da defesa que buscava a revogação da prisão temporária de Esteves. A defesa argumentava que não estavam mais presentes os fundamentos que levaram à medida, a possibilidade de Esteves obstruir as investigações ou fugir.
O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender na quarta-feira André Esteves e o senador Delcídio Amaral (Ex-PSDB) por tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras e novo delator do caso.
Em depoimento à PF após a prisão, Esteves negou ter pago ou oferecido vantagem a Cerveró. Ele diz ter tomado conhecimento pela imprensa de que Cerveró poderia fazer a delação premiada, mas disse que não sabia que ele poderia citar o BTG ou ele próprio.
O sócio do BTG Pactual, maior banco de investimento da América Latina, é dono de uma fortuna de US$ 2,7 bilhões segundo a Bloomberg.

Nenhum comentário: