11.11.2015

Paulinho da Força no Conselho de Ética, diz que absolve o Cunha, se ele der o Golpe para tirar a presidenta Dilma

Paulinho da Força é aliado de Eduardo Cunha  e participará do processo na comissão  de ética pela quebra de decoro do Cunha.

Do G1, em Brasília
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o deputado Paulinho da Força (esq.) chegam para encontro com trabalhadores e sindicalistas, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no bairro da Liberdade (Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo) 
Paulinho da Força (esq) é um dos principais aliados
de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados
(Foto: Nelson Antoine/Frame/Estadão Conteúdo)
O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, foi indicado oficialmente pelo Solidariedade para ocupar a vaga aberta no Conselho de Ética da Câmara com a renúncia do deputado federal Wladimir Costa (SD-PA). Um dos principais aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Paulinho participará da análise do processo de quebra de decoro parlamentar que pode cassar o mandato do deputado peemedebista.
O parlamentar oposicionista deve assumir a cadeira no Conselho de Ética na sessão convocada para esta quarta-feira (11). Apesar de seu nome já constar no site da Câmara como integrante do órgão colegiado, Paulinho terá de ser empossado oficialmente pelo presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). Ele ocupará a vaga reservada ao Solidariedade pela proporcionalidade partidária.
 
Eduardo Cunha foi acusado no Conselho de Ética, pelo PSOL e pela Rede, de ter mentido à CPI da Petrobras, em março deste ano, quando disse que não possuía contas bancárias no exterior, além de não ter informado à Justiça Eleitoral a existência desses recursos.
Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apontam que o peemedebista é controlador de contas bancárias com saldo milionário no país europeu.
Embora negue ser dono das contas, o presidente da Câmara admite ser beneficiário dos recursos mantidos em um banco da Suíça. O processo para investigá-lo no Conselho de Ética foi instaurado na semana passada.
Antigo titular da vaga do SD no colegiado que investigará se Cunha quebrou o decoro parlamentar, Wladimir Costa alegou problemas de saúde para renunciar ao posto.
Pelas regras do Conselho de Ética, os deputados devem ser eleitos para integrar o colegiado e não podem ser substituídos por decisão partidária. A exceção é quando há renúncia ou morte de um parlamentar. Nesses casos, o partido pode indicar um substituto.
Paulinho já sinalizou que deverá atuar em favor da absolvição do presidente da Câmara no processo instaurado no Conselho de Ética. O dirigente do SD confirma publicamente que seu objetivo é manter Eduardo Cunha na presidência da Casa para conseguir levar adiante o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Parecer
A próxima reunião do Conselho de Ética está prevista para o dia 24 de novembro, quando o relator do processo de Cunha, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), deverá apresentar um parecer preliminar opinando se o processo deve ou não continuar. Pinato disse nesta terça-feira (10) que poderá antecipar o seu parecer.

O próprio Cunha sinalizou que deve antecipar a entrega de sua defesa prévia ao Conselho de Ética. Nesta terça, ele disse que o advogado dele deve apresentar as explicações até segunda-feira (19). Inicialmente, ele teria até dez dias, depois da apresentação do parecer preliminar do relator, para entregar as suas alegações.
O processo no Conselho de Ética pode durar até 90 dias – descontando-se o período do recesso parlamentar – e pode resultar em absolvição, censura, suspensão ou até cassação do mandato de Eduardo Cunha.

Nenhum comentário: