7.06.2010

Apreensão de remédios falsificados aumenta no Brasil

Nos seis primeiros meses do ano, 63 mil comprimidos foram recolhidos.Dicas são não comprar medicamentos em camelôs e na internet.

A apreensão de remédios falsificados aumentou no Brasil. Nos seis primeiros meses deste ano foram recolhidos quase 63 mil comprimidos. Isso representa mais da metade do total apreendido em 2009.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu também 86 toneladas de remédios contrabandeados, sem nenhum registro.
Francisco já comprou remédio falsificado. “Quando abri, o comprimido parecia aquelas de colocar embaixo da língua, tomei e minha pressão foi pra 13 por 9”, conta.
A primeira dica para não cair no golpe é nunca comprar remédios em camelôs, apenas na farmácia. De preferência conhecida e que tenha um farmacêutico responsável.
Conferir os itens de segurança da caixinha para ver se o lacre do produto não foi aberto e a data de validade com o número do lote, também são atitudes importantes. “Acho importantíssimo porque podem colocar coisas que não têm nada a ver.”Comprar o remédio pela internet pode ser ainda mais perigoso. Se não for farmácia legalizada, aberta ao publico, que ofereça serviço de compra pela internet, a dica é não comprar.
Jornal Nacional

Nenhum comentário: