7.07.2010

Bronca do chefe prejudica o desempenho

Grosserias no ambiente de trabalho prejudicam o desempenho dos profissionais
Comportamento agressivo pode ser crucial até no sucesso de uma cirurgia
Discussões entre companheiros de trabalho, broncas, chamadas de atenção mais efusivas, tudo isso pode prejudicar o desempenho em um ambiente empresarial. Um estudo publicado nesta quarta-feira pelo British Medical Journal afirma que a grosseria nos escritórios pode fazer com que trabalhadores cometam mais erros.
Se um colega ou o próprio gerente são o tipo de pessoas que tornam o ambiente desagradável para um profissional, isso faz com que ele fique mais propenso errar.
A afirmação é feita por Rhona Flin, Professora da Universidade de Aberdeen. Segundo ela, a atenção humana é fortemente impulsionada pela emoção.Na pesquisa, os estudantes que foram insultados por um professor durante um teste, tiveram um desempenho pior do que os que não tinham sido tratados com grosseria."Essa reação é causada provavelmente pela excitação emocional ocasionada pela grosseria, o que resulta em uma transição da capacidade cognitiva para lidar com o processamento necessário emocional, ou simplesmente por distração", explicou Flin.Em uma outra experiência, um estudante que estava atrasado para um trabalho, pediu desculpas, mas teve uma resposta desagradável do seu professor: "O que há com você? Você chega atrasado, é irresponsável, olhe para você, acha mesmo que pode realizar um trabalho?"Todos os alunos que já estavam na sala ficaram assustados com a reação do educador. O resultado: quem presenciou tal reação do professor não conseguiu desempenhar bem o trabalho. Diferente de quem não estava na sala.Para Flin, a ligação entre desempenho e grosseria preocupa quando se trata de saúde. Em sala de cirurgia, discussões entre médicos podem ter impacto sobre a forma como a equipe atua."Estudos recentes sugerem que essas divergências não são tão raras assim" escreveu ela.
O Dia

Nenhum comentário: