A primeira versão deste texto foi feita para ajudar funcionários de uma grande organização a criar o conteúdo do site deles.
O desafio é mostrar uma "receita" simples para a criação de textos que priorizam o conteúdo e não a forma.
O resultado final não vai servir como passaporte para a a Academia Brasileira de Letras, mas deve comunicar o que vc está pensando da maneira mais simples e eficiente possível.
Primeiro Passo: Criar frases
Segundo passo: Ordenar as frases
Terceiro passo: Acabamento
Credibilidade
Primeiro Passo: Criar frases
Crie várias frases sobre o assunto que vc quer comunicar seguindo os seguintes critérios:
Ordem direta (sujeito => verbo => predicado)
A ordem direta é a forma mais simples de compreender.
Por exemplo, "O vovô (Sujeito) viu (Verbo) a uva (predicado) é mais fácil de ler que "Viu a uva o vovô".
Formas rebuscadas usadas a tôa podem dar a impressão de falta de clareza no raciocínio ou desprezo pelo tempo do leitor.
Evite palavras "difíceis"
Prefira sempre o termo mais comum. Ou seja, use "fora de moda" e não "anacrônico", por exemplo.
Preste atenção nos jargões e gírias. Cada palavra não compreendida imediatamente representa um risco de perder a atenção do leitor.
Use o menor número de palavras possível
Procure o máximo de eficiência na comunicação. O objetivo é sempre transmitir o maior número de informações no menor espaço possível.
Exercício – Frases
Desafio:Divida o texto abaixo no maior número possível de frases em ordem direta (sujeito => verbo=>objeto=>advérbio).
Vc pode trocar palavras e expressões, desde que o sentido do texto não seja modificado.
“Elaborado pelo departamento de turismo da Goiabada Azul Corp, o Programa de Incentivo ao Turismo Intergaláctico (Piti) a traduz a crença e a vontade de que, com a participação de sua cidade, o planeta Gorgh adquira mais uma identidade, pois além de sua força na agropecuária, comércio e indústria, é preciso que Gorgh potencialize, de forma sustentável, os seus produtos e recursos turísticos.”
Exemplo:"O turismo profissional contribui até para aumentar a auto-estima da população, que passa a enxergar o patrimônio natural ou cultural como parte de sua riqueza, um tesouro em lucros possíveis, se for administrado na perspectiva do desenvolvimento sustentável."
O turismo profissional contribui até para aumentar a auto-estima da população.
A população passa a enxergar o patrimônio natural ou cultural como parte de sua riqueza.
O turismo profissional é um tesouro em lucros possíveis se for administrado na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Recomendações: Cuidado para não usar a voz passiva. Ou seja: “Vovô viu a uva” e não a “A uva foi vista pelo vovô”.
Segundo passo: Ordenar as frases
O Segundo Passo é ordenar as frases em ordem direta criadas no Primeiro Passo em ordem de importância de acordo com a sua opinião.
Na internet, o maior desafio é prender a atenção de um leitor impaciente que está sempre a um clique de outra página.
Por isso, na maioria dos casos, vale partir do princípio de que o leitor não vai ler o seu texto até o final. (textos jurídicos, acadêmicos e literários são algumas exceções)
Preste atenção especial no primeiro parágrafo. O leitor vai decidir nessas primeiras linhas se vai ler o resto ou não.
Exemplos:Todas as reportagens escritas na imprensa diária brasileira.
No jornalismo, o primeiro parágrafo é chamado de "Lead".
No Brasil, normalmente, o Lead deve resumir toda a notícia e responder as perguntas: "O quê?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por quê?".
Na imprensa diária americana, o primeiro parágrafo tem apenas a obrigação de captar a atenção do leitor.
Compare os leads do New York Times e os do Estadão para notar a diferença.
Enrolação no começo de um texto, no jargão do jornalismo, é conhecida pejorativamente de "nariz-de-cera".
Revistas impressas costumam ser mais tolerantes ao "nariz-de-cera" (teoricamente o leitor dedica mais tempo e atenção à leitura)
De qq modo, os textos de todas as reportagens escritas no mundo seguem a ordem do mais importante ao dispensável.
Nas escolas de jornalismo, essa forma de texto é chamada de "Pirâmide Invertida".
"Cortar pelo pé" é outra gíria jornalística que serve para ilustrar essa prática.
Na imprensa em papel, muitas vezes a reportagem não cabe em na página.
Se houver pressão do tempo, o editor simplesmente elimina os últimos parágrafos do texto... "cortando pelo pé".
Normalmente, não dá perceber, mas se vc começar a prestar atenção vai notar que às vezes alguns textos terminam de forma estranha.
Exercício - Ordem das Frases
Desafio:Ordene o conjunto de frases de acordo com a importância.
Lembre-se: a ordem reflete a sua opinião sobre o tema.
O título do artigo é: “O que é o Programa de Incentivo ao Turismo Intergaláctico (Piti)?”
“O Programa de Incentivo ao Turismo Intergaláctico (Piti) foi elaborado pelo Núcleo de Turismo da Goiabada Azul Corp.”
“O Piti traduz a crença e a vontade de que Gorgh deve adquirir mais uma identidade com a participação de sua cidade.”
“Gorgh tem força na agropecuária, comércio e indústria.”
“Gorgh deve potencializar de forma sustentável os produtos turísticos do planeta.”
“O turismo é um conjunto de ações coordenadas de planejamento e investimento para o Piti.”
“O conjunto de ações deve ser pautado pelo desenvolvimento sustentável.”
“O conjunto de ações deve adaptar os recursos naturais ou culturais ao consumo.”
“O conjunto de ações deve minimizar os impactos às características originais da região para obter benefícios sociais e econômicos perenes.”
“O objetivo do Piti é estimular a criação, adequação ou ampliação da rede de negócios local e regional voltada para o turismo.”
“O objetivo do Piti é consolidar o turismo como fonte de desenvolvimento sustentável.”
Terceiro passo: Acabamento
O Terceiro Passo é mexer nas frases criadas e ordenadas para dar formato final ao texto.
O resultado do final do Segundo Passo, já deve ser capaz de transmitir o todo o conteúdo desejado para o leitor.
Entretanto, o texto deve estar truncado e cheio de repetições. Seguem alguns recursos para o acabamento:
Variação do Sujeito
Para evitar algumas repetições deselegantes, basta substituir o sujeito de algumas frases, se possível acrescentando mais informações.
No exemplo abaixo, o objetivo é não repetir "Guga" no começo de todas as frases:
"Guga perdeu novamente na primeira rodada de um grande torneio internacional."
"O melhor tenista brasileiro da história passa por um momento difícil desde a operação no quadril em fevereiro de 2002."
"O tri-campeão de Roland Garros..."
"O ídolo da torcida ..."
Pronomes e conectores
Conectores ("além disso", "entretanto", "porém", etc) articulam a relação significativa entre as frases e devem ser usadas quando facilitam a compreenssão do leitor.
Pronomes (eu, tu, ele, elas, nós, etc) devem ser evitados, pois podem gerar confusão e exigem mais memória cache do leitor.
Flexibilidade da ordem direta
Em algumas situações, a parte mais importante da frase não é o sujeito.
Nesse caso, é possível inverter a ordem natural para destacar uma informação ou dar mais coerência ao texto.
Mas lembre-se: toda vez que a ordem direta da frase for trocada aumenta a possibilidade de dificultar a leitura.
Fonte:Weblivre.br101.org
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