7.06.2010

DICAS PARA MANTER A PELE BONITA NO INVERNO


Dicas para manter a pele bonita no inverno
por Joelle Klein - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Todo ano, nesta mesma época, eu começo a me coçar – um monte. E também tenho problemas ao dormir pois minha garganta fica tão seca à noite que chega a ser quase doloroso.
Passo gloss nos meus lábios compulsivamente além de uma quantidade generosa de creme nas mãos.
O inverno é tão seco que a gente se sente como um grande espantalho. E quando você liga o aquecedor em sua casa, ele deixe o ar ainda mais seco. Mas há maneiras de combater essa secura do inverno que realmente funcionam – se você segui-las.
Uma das primeiras coisas que eu faço quando começo a sentir minha pele seca é ligar meu umidificador. Ele resolve na hora os meus problemas para dormir, além de ter uma infinidade de benefícios relacionados à pele seca. Riley Greene, da clínica Dever Skin (EUA), diz que o umidificador não ajuda somente você a se sentir melhor – ele também faz você parecer melhor. “Quando a pele fica seca, as rugas ficam mais evidentes”, diz Greene. “Se a sua pele estiver hidratada as rugas não aparecerão tanto”. Mas muitas pessoas ficam confusas na hora de decidir qual umidificador comprar: ar quente, ar frio, ar morno, grande, pequeno, etc.

Troque seu hidratante corporal e para as mãos por uma pomada ou creme.
“Você preferirá usar algo que possa apertar a partir de um tubo ou para fora de um frasco”, explica o Dr. Gallagher. Para o seu rosto, uma pomada ou creme pode ser muito pesado durante o dia então uma loção normal pode ser boa – mas certifique-se de que ela possua filtro solar.
À noite, assegure-se de usar algo grosso e pesado – uma boa porção de vaselina já pode ser suficiente.• Corte o banho muito quente e reduza o tempo no chuveiro.
“O calor intenso de um banho quente acaba com as barreiras de lipídos na pele, levando a uma perda de umidade”. Eles recomendam tomar um banho morno de aveia ou bicarbonato de sódio. Eu vou admitir agora mesmo que apesar de achar que esse conselho seja muito bom, não é algo que eu conseguiria fazer.

Eu amo meus banhos quentes e eu prefiro sofrer as suas conseqüências do que desistir deles. Felizmente, Dr. Gallagher diz que se você simplesmente diminuir o tempo neles já está bom. Ele diz ainda que você não deve usar um sabonete que resseque a pele e que passe uma pomada ou creme hidratante logo após o banho.• Proteção labial é também algo essencial no inverno. Nada é mais desconfortável (ou menos beijável) do que lábios secos e rachados.

O Access Hollywood (em inglês) nos dá as seguintes dicas:
Use um pano molhado (torcido) para limpar bem os lábios. Isso é bom para esfoliar a área e remover a pele seca e morta, deixando a superfície lisa.
Passe tudo o que você usa no seu rosto também nos lábios – e seja generoso. Estamos falando de hidratantes, ácido retinóico, etc.
Termine com um selante. Use algo grosso e emoliente. A ideia é promover uma barreira atrás de seus lábios durante toda a noite prevenindo a umidade de escapar.
Pela manhã, certifique-se de usar também seus produtos faciais nos lábios e você não acreditará como eles poderão ficar tão sedosos e lisos. E diga adeus àqueles indesejáveis lábios secos e rachados!


Erros comuns no cuidado com a pele

Sua pele faz coisas bem incríveis. Em um dia quente de verão, por exemplo, ela pode produzir mais de 10 litros de suor para ajudar a regular a temperatura do seu corpo. Para se manter saudável, sua pele está constantemente produzindo novas células e descartando velhas num ritmo de 50 mil células por minuto [fonte: Markey]. Além disso, a pele protege seus órgãos, age como defesa contra germes e é o condutor para o tato. Mesmo com toda essa importância, muitas pessoas não gastam muito tempo cuidando dela. Talvez isso explique porque milhões de americanos sofrem com a pele seca todos os anos [fonte: Everyday Health]. Pior ainda, outro milhão de pessoas desenvolve algum tipo de câncer de pele por ano [fonte: American Cancer Society].
Deixar de passar filtro solar é o pior erro que você pode cometer no cuidado com a pele.
A grande ironia desses problemas é que o cuidado ideal com a pele requer apenas alguns minutos do seu dia. Sua pele não apenas vai parecer melhor com o esforço, mas você vai se sentir melhor também. Claro, muitas vezes saber o que não se deve fazer pode ser tão importante quanto saber fazer a coisa certa, e isso também é verdade quando se trata de cuidados com a pele. Nesse artigo, vamos ver os cinco erros mais comuns, um pior que o outro.
O primeiro erro da nossa lista geralmente se aplica às mulheres e aos membros do Kiss.

A maquiagem que você tem pode não ser perigosa o suficiente para uma hospitalização, mas ainda pode danificar sua pele se você esquecer de removê-la todas as noites.
Primeiro, a maquiagem pode prender sujeira e oleosidade, segurando-os contra sua pele durante a noite e obstruindo os poros. Além disso, os produtos podem conter ingredientes que irritam a pele ao longo do tempo e impedem sua regeneração, que acontece em grande maioria enquanto você dorme. Por último, remover a maquiagem é o primeiro passo para a limpeza da sua pele, o que é vital para manter uma aparência saudável. Claro, quando se trata de limpeza, até mesmo uma coisa boa pode virar excesso.

Seus pais já checaram para ter certeza de que você lavou bem atrás das orelhas? Não é de se surpreender que nos tornamos um pouco obcecados com limpeza, e essa obsessão pode estar prejudicando nossa pele.

Dentre os incontáveis produtos de limpeza para a pele que existem no mercado, alguns são bem prejudiciais.

Afinal, funcionam ao eliminar a oleosidade e a sujeira da pele, e alguns dos mais fortes deixam sua pele seca e irritada no processo.
Adicione adstringentes e produtos de limpeza com álcool nessa mistura, e você terá a receita para um desastre. Na verdade, limpeza demais pode causar uma espécie de efeito contrário, deixando sua pele com um excesso de produção de óleos para combater o ressecado. Dermatologistas recomendam produtos de limpeza suaves e sem fragrância, e alguns deles sequer contêm sabão.No entanto, produtos de limpeza agressivos são apenas uma parte do problema.
Quando o inverno chega, algumas coisas podem parecer bem tentadoras, como um banho quente para ajudar a espantar o frio. Mas água quente e o ar seco do inverno são uma péssima combinação – os dois desidratam e irritam a pele.
Os especialistas recomendam que você tome banhos curtos e mornos (esqueça a banheira!) e se seque com a toalha suavemente, sem esfregar. Claro, a limpeza é apenas uma parte de um bom cuidado com a pele. Evitar o próximo erro na nossa lista é outra grande parte dessa equação.
Esquecer o hidratante
Na realidade, seguir essas dicas não vai ajudar sua pele de nenhuma maneira notável, e a exposição ao sol pode na verdade causar danos.
Na verdade, cuidar bem da pele é dificilmente um fenômeno recente. Arqueólogos que estudam artefatos romanos descobriram uma substância bem similar aos hidratantes dos nossos dias modernos.
O creme continha gordura animal e amido, uma combinação de ingredientes feita para hidratar a pele enquanto evita aquela sensação oleosa [fonte: CBC].Hoje, a gordura de ovelha foi substituída por umectantes, oclusivos e emolientes que ajudam a lubrificar a pele e manter a umidade no processo. Ao aplicar o hidratante minutos após sair do banho, você pode combater de tudo, desde pele seca até doenças mais sérias, como eczema e dermatite.
Hidratar a pele é particularmente importante em climas frios, onde o ar e vento secos tiram a umidade da pele e a deixam rachada. Claro, apenas o hidratante não vai resolver todos os seus problemas de pele, particularmente se você cometer o próximo erro da nossa lista.
Fumar
Uma aparência enrugada pode ficar linda no cowboy da Marlboro, mas a maioria das pessoas prefere um visual mais jovem. Se você pertence à segunda categoria, faça com que os cigarros não sejam parte de sua rotina diária. Em um estudo conduzido pela Universidade de Michigan, pesquisadores descobriram uma correlação direta entre o fumo e danos da pele. Além disso, quanto mais tempo e frequência com que os participantes fumavam, pior era o dano. E enquanto os estragos eram particularmente aparentes em fumantes de 65 anos e mais, os mais novos também sofriam disso [fonte: BBC].Fumar prejudica a pele de duas maneiras. Primeiro, inibe a produção de colágeno, uma proteína que a mantém macia e elástica. Segundo, fumar contrai os vasos de sangue perto da superfície da pele. Sem o colágeno e oxigênio, a pele desenvolve rugas e fica com aparência de couro. Como muitos efeitos negativos do fumo, a única maneira de impedir os danos é parar com o hábito. Ironicamente, ter um hábito diferente e mais saudável é exatamente a maneira de evitar o próximo erro da lista.

Deixar de usar filtro solar
Todos nós sabemos que é impossível ir para a praia sem o filtro solar. O que alguns podem não saber, no entanto, é que a radiação ultravioleta pode causar danos à pele em qualquer hora que você sair de casa – mesmo dentro do carro. Por isso, os dermatologistas recomendam que você use protetor solar todos os dias, para combater as várias formas em que o sol pode machucar sua pele. Os raios solares prejudicam ao penetrar fundo na pele, prejudicando o DNA, destruindo o colágeno e esgotando sua camada externa de nutrientes essenciais, como a vitamina A. Mesmo algumas queimaduras sérias de sol na infância podem aumentar seu risco de desenvolver câncer de pele quando adulto, então os pais devem se preocupar principalmente com as crianças. Com o passar do tempo, a radiação UV também resulta em rugas, descoloração da pele e manchas, fazendo sua aparência ganhar alguns anos. O filtro solar pode mesmo proteger sua pele dos danos, mas você precisa usá-lo corretamente. Para começar, procure filtros solares que tenham um grande espectro de proteção, o que significa que eles bloqueiam os raios UVA e UVB. Os que tiverem um fator de proteção solar (FPS) mais alto irão bloquear uma porcentagem maior de raios UVB – uma loção com FPS 45, por exemplo, bloqueia cerca de 99% deles [fonte: Barrett]. Lembre-se de reaplicar o filtro solar de maneira regular e igual. Agora que também existem filtros em spray e até repelentes que oferecem proteção UV, é mais fácil ainda manter sua pele saudável e com uma ótima aparência.

Nenhum comentário: