7.05.2010

BRUXISMO

Sintoma característico do bruxismo: o desgaste do esmalte dos dentes.
O bruxismo é um distúrbio que tem como característica o ranger dos dentes, a arcada dentária entra em atrito com a outra causando um desgaste destrutivo dos dentes.
Esse acontece mais à noite, quando não se tem controle das forças utilizadas nessa parafunção. Os movimentos rítmicos envolvidos no bruxismo são iguais aos da mastigação. As contrações bilaterais envolvidas possuem força máxima, sua duração pode chegar a produzir dor muscular e fadiga.

O sintoma característico do bruxismo é o desgaste do esmalte dos dentes, outros sintomas como dor de cabeça, desconforto muscular ao morder, dor facial e danos às gengivas podem ser sentidos.

A prevalência do bruxismo é igual em homens e mulheres, ocorrendo em todas as faixas etárias. As causas do bruxismo podem ser: disfunção temporomandibular, perdas dentárias, estresse físico ou emocional, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, patologias das vias aéreas superiores, entretanto não há uma definição clara de como surge o bruxismo.

O estado emocional da pessoa pode estar diretamente relacionado com o bruxismo, onde fatores emocionais e psicológicos são descarregados na arcada dentária. Geralmente o bruxismo é detectado primeiramente pelo dentista.

No tratamento são utilizadas placas interoclusais para proteger os dentes do desgaste durante o sono. A psicoterapia e as sessões de fisioterapia podem ser associadas, a fim de reduzir as tensões psicológicas e tratar os sintomas provenientes do desgaste da estrutura dentária.
Mundo Educação » Doenças » Doenças psicológicas » Bruxismo

Nenhum comentário: