7.08.2010

Entenda o seu exame de Urina. CREATININA E URÉIA

CREATININA e URÉIA O que são e como indicam doença dos rins

Este texto é sobre a creatinina e uréia, duas substância dosadas em análises de sangue que servem para avaliar a função dos rins. Não confundir creatinina com creatina. Se procura informação sobre o suplemento alimentar creatina, seu texto é este: SUPLEMENTOS DE CREATINA FAZEM MAL?
Apesar de servirem para o mesmo propósito, avaliar o grau de funcionamento dos rins, e de serem geralmente solicitadas conjuntamente, a creatinina é uma marcador da função renal muito superior a uréia. Por isso, vamos nos ater com mais profundidade a ela, tecendo alguns comentários sobre a uréia no final do texto.- O que é creatinina?- Você sabe se seus rins funcionam bem?- Você sabia que insuficiência renal costuma ser assintomática até fases tardias da doença?- E você sabe que existe um exame de sangue simples e barato chamado creatinina, que pode identificar a doença renal em sua fase inicial?- E afinal, você sabe quanto é sua taxa de creatinina sanguínea?Estima-se que existam 1,5 milhões de brasileiros com algum grau de disfunção dos rins. E o mais assustador é que 70% destes sequer desconfiam que possam estar doentes.Em 2005 havia mais de 60 mil doentes em hemodiálise, um número que tem crescido em média 8% ao ano. 95% das hemodiálises são bancadas pelo SUS, um gasto que, junto aos custos do programa de transplante renal, chega a quase 2 bilhões de reais por ano ! Isso representa quase 15% dos gastos ambulatoriais do SUS.Inúmeras doenças podem levar a doença renal crônica, mas 6 delas correspondem a quase todos os casos:- Hipertensão- Diabetes- Rins policísticos - Glomerulonefrites- Infecções urinárias de repetição- Cálculos renais de repetiçãoÉ muito comum nós médicos ouvirmos a seguinte frase:- Ah doutor, meus rins estão ótimos, eu urino muito bem e eles não doem.Como eu já disse, a doença renal crônica não costuma causar sintomas até fases bem avançadas da doença. A maioria dos doentes que precisam iniciar hemodiálise ainda apresentam um bom volume urinário. Urinar por si só não significa que os rins funcionem perfeitamente. O controle da água corporal é apenas uma das atribuições dos rins.O sistema renal, além da água, também agem no(a) :- Excreção de substâncias sanguíneas como remédios ou toxinas.- Níveis sanguíneos de eletrólitos como potássio, sódio, magnésio, cálcio e fósforo.- Produção de hormônios que controlam os glóbulos vermelhos.- Controle da massa dos ossos.- Controle da função da coagulação do sangue.- Controle do pH do sangue.- Controle da pressão arterial.E atenção, a insuficiência renal não é causa de dor renal!A dor costuma acontecer em casos de pielonefrite (infecção dos rins) ou de cálculo renal.Então como eu faço para saber se meus rins estão a funcionar de modo correto?- Dosagem da creatinina e da uréia no sangue.- Análise de urina ( EAS ou urina tipo I)
ENTENDA SEU EXAME DE URINA ).
Dois exames simples e baratos, disponíveis em qualquer laboratório público ou privado.O raciocínio é simples. As duas substâncias (uréia e creatinina) são produzidas constantemente pelo organismo e são eliminadas pelos rins. Deste modo, a sua concentração mantém-se sempre estável. Se os rins passam a não funcionar bem, elas começam a acumular no sangue. Portanto, quanto pior for a função renal, mais elevados serão os valores de uréia e creatinina.E afinal, quem deve dosar a creatinina?Pessoas que são ou que tem:- Hipertensão e/ou diabetes- Idosos.- História familiar de rins policísticos ou glomerulonefrite.- História familiar de insuficiência renal crônica- Uso crônico de antiinflamatórios.- Infecção urinária de repetição.- Cálculos renais de repetição.- Edemas (inchaços) sem causa definida.- Anemia sem causa definida.- Doenças cardíacas graves, principalmente insuficiência cardíaca- Alterações na urina como sangramento (em geral se apresenta como urina cor de Mate ou Coca-Cola) ou excesso de espuma (parece colarinho de chopp) que é um sinal de proteinúria.- Pessoas com emagrecimento, perda de apetite, náuseas matinais e fraqueza intensa sem causa aparente.- Obesos- Fumantes
Os valores normais da creatinina variam entre 0,6 a 1,3 mg/dl.
Porém esses valores não são absolutos e devem ser interpretados pelo seu médico.
Como a cretinina é produzida pelos músculos, pessoas musculosas apresentam taxas basais maiores. Um jovem esportista pode apresentar até 1,4 mg/dl de creatinina e não significar doença renal, enquanto que uma senhora idosa e magra com 1,2 mg/dl pode ter rins doentes. Portanto, não se interpreta a creatinina como um valor absoluto. Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente.Através da creatinina, seu médico, através de uma simples fórmula, pode calcular a taxa de filtração renal (clearance de creatinina), que é basicamente o quanto seus rins funcionam. Rins normais filtram até 180 Litros de sangue por dia, ou aproximadamente 120 ml/min. Valores abaixo de 60 ml/min indicam insuficiência renal crônica.Uma vez que os rins parem de funcionar, só existem 2 opções, diálise ou transplante renal. O encaminhamento precoce ao nefrologista (especialista em rins) pode evitar desfechos desagradáveis para o doente e sua família.A uréia, produzida no fígado após metabolização das proteínas da alimentação, também é um marcador de função renal muito utilizado. Em geral, solicita-se a uréia e a creatinina conjuntamente. Porém, a creatinina é um melhor marcador já que a uréia pode vir alterada em casos de desidratação, uso de diuréticos, sangramento digestivo, alimentação rica em proteínas, doença do fígado etc.. http://www.mdsaude.com/2008/09/voc-sabe-o-que-creatinina.html#ixzz0t6ECUJy8

14 comentários:

Anônimo disse...

Se a minha ureia e creatinina deu boa ,a meu exame de urina EAS ,pode da ruim ?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Consulte o seu médico para receber esta informação

Anônimo disse...

muito bom

Anônimo disse...

MEU EXAME DEU 0,90 MG DL GOSTARIA DE SABER SI BOM OU NÃO TENHO 35 ANOS E MEU PESO É 79 QUILOS MINHA ALTURA E 1,65

Anônimo disse...

Inicialmente devo dizer que me impressionou a capacidade de simplificar e tornar acessível uma informação tão técnica. Parabéns!

Meu exame de ureia deu como resultado 'EM FALTA ' o que quer dizer/

Anônimo disse...

tenho 32 anos, peso 65 kilos e 1.47 de altura,superficie corporal 1,58 m2 meu resultado de clearance da creatinina deu. 36,43 ml/min é normal? obrigada.

Unknown disse...

Tenho 41 anos.
O meu exame de creatinina deu 2,6 e a ureia 96 e tenho um rim só ele funciona 26% o rim direito tirei numa cirurgia.
Qndo e considerado para a pessoa entrar na hemodiálise ou diálise?

Unknown disse...

Olá Meu exame deu 1,20 mg/dl

Unknown disse...

Olá Meu exame deu 1,20 mg/dl

Anônimo disse...

Minha creatinina está 2,20 e a uréia 90 vou precisar fazer hemodiálise?

Anonimo disse...

Minha creatinina urinária deu 104 mg/ do na gestacao está normal?

Unknown disse...

Meu resultado dei 0,89 tenho 43 anos sem historicos

Anônimo disse...

Tenho 53 ano fiz exame de urina creatinina na urina 93,72 mg/dl e creatinina no soro 6,75 mg/dl
Esta muito alto?

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Consulte o seu médico