9.24.2010

5 SUBSTITUIÇÕES DE ALIMENTOS QUE AJUDAM A DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO


Hambúrguer de soja
Uma simples troca pode fazer toda a diferença na sua dieta. Se a sua paixão por fast-food é grande, mesmo que você esteja de dieta, não precisa abolir de vez o hambúrguer da sua vida . Mas, ao invés do tradicional hambúrguer bovino, consuma o hambúrguer de soja, por exemplo. Para se ter uma noção da vantagem da troca, a versão original representa 16% do valor diário total de sódio, com 395mg, enquanto o de soja possui 128mg, o que equivale a 5% da ingestão diária deste nutriente.
Macarrão integral
A massa, além de ser um dos pratos preferidos de grande parte dos brasileiros, faz parte daquela lista de alimentos que só facilitam a vida de quem cozinha. É prática e rápida de ser preparada. Mas, muitas pessoas acabam procurando ainda mais praticidade e aderem ao consumo de macarrão instantâneo. O resultado? Um consumo de 58% a mais de sódio do que é permito em um dia. Por isso, opte pela massa integral, além de conter fibras, traz outros nutrientes muito benéficos à saúde.
Temperos naturais
Com certeza, aqueles cubinhos de tempero foram uma das melhores invenções no universo da culinária. Em alguns pratos, a gente nem precisa se dar ao trabalho de picar a cebola e o alho. Porém, a quantidade de sódio contida nas fórmulas é alarmante: no caldo de carne, por exemplo, você pode encontrar 2080mg do mineral, o que equivale a 87% da recomendação diária. Por isso, aposte nos temperos naturais. São baratos e darão um sabor ainda melhor a sua comida.
Peito de frango
Tudo bem que brasileiro adora uma linguiça na grelha, mas este costume não traz nenhum benefício à saúde. O melhor que você tem a fazer é consumi-la apenas nos churrascos e aos finais de semana. Durante a semana, fique com o peito de frango. Um filé de 145g contém 76,7mg de sódio, enquanto uma linguiça contém 618mg. O primeiro representa 3% do total de sódio para todo o dia, já a linguiça alcança a marca de 25%.
Sal light
Muita gente ainda enxerga o sal como sinônimo de sódio, mas a história não é bem assim. Além do sódio, o sal contém outros nutrientes em sua formulação, como potássio e iodo. A versão light deste produto contém 50% de sódio e 50% de cloreto de potássio. O benefício da troca fica por conta, além da redução significativa de sódio, do tempo maior que o organismo leva para reter o cloreto de potássio. Isso faz com que a retenção líquida seja menor, o que contribui para o controle da pressão e no combate à celulite.

Sua Dieta

Nenhum comentário: