10.12.2010

O Consumismo desenfreado é um perigo para a civilização

O consumismo é uma característica do capitalismo e da sociedade moderna, ser consumidor é comprar de forma consciente serviços e produtos que são necessários. Ser consumista é adquirir serviços e produtos compulsivamente, de uma forma descontrolada, muitas vezes sem a verdadeira precisão, por meio de uma falsa necessidade, realizada pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
Segundo o texto “Consumismo é ameaça ambiental global, adverte relatório” publicado no jornal Estadão dia 18 de janeiro de 2010, o relatório anual Worldwatch Institute mostra que o consumo impulsivo pode prejudicar ações governamentais que combatem as mudanças climáticas e também de uma economia de eficiência energética.
“Um americano médio consome mais do que o seu próprio peso em produtos por dia, alimentando uma cultura global do excesso que vem emergindo como a maior ameaça para o planeta”, de acordo com o relatório Worldwatch Institute. "Até reconhecermos que nossos problemas ambientais, das mudanças climáticas ao desmatamento e à perda de espécies, são movidos por hábitos insustentáveis, não seremos capazes de resolver as crises ecológicas, que ameaçam acabar com a civilização" disse Erik Assadourian, diretor do projeto sobre o consumismo e líder de uma equipe de 35 pesquisadores para a realização do relatório.
A pesquisa mostrou que a cultura do consumismo está se espalhando pelo mundo. Países em desenvolvimento como o Brasil, a China e a Índia já estão com hábitos muito parecidos com os dos americanos. Os recursos do planeta estão sendo gastos numa velocidade imprudente. Em uma semana de janeiro a China ultrapassou os Estados Unidos na produção de carros, atualmente o país já é o maior emissor de gases do efeito estufa.
"Nós vimos alguns esforços encorajadores para combater a crise climática mundial nos últimos anos, mas, fazer políticas e mudanças tecnológicas e continuar mantendo uma cultura centrada no consumismo, não adianta muito” disse Assadourian. A conclusão do relatório do Worldwatch Institute mostra que o crescimento do consumismo não foi obtido de uma forma natural, por meio do crescimento econômico e populacional, por exemplo. E sim, por um resultado dos esforços das empresas em conquistar os consumidores, “produtos rejeitados no século XX, hoje estão em alta” afirma Assadourian.
Com o desenvolvimento econômico dos países e o crescimento populacional no mundo, o consumo não será mais viável. É necessário que ocorra uma nova cultura do consumismo, o consumo consciente de acordo com o desenvolvimento sustentável. "Enquanto o mundo luta para recuperar-se da mais grave crise econômica desde a Grande Depressão, temos uma oportunidade sem precedentes para dar as costas ao consumismo. No final, o instinto humano de sobrevivência deve triunfar sobre o desejo de consumir a qualquer custo" argumenta o presidente do Worldwatch Institute, Christopher Flavin.

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