9.18.2011

Pão: O grande vilão das dietas

O pão e a sua dieta

Bairro carlos prates bh 
Pão integral é mais nutritivo que o feito de farinha branca
alimentacao.terra.com.br.
Em geral associado aos excessos na balança, o pão não deve ser apontado como o grande vilão do cardápio por quem deseja emagrecer. Afinal, de acordo com a nutricionista Fernanda Archeto, de São Paulo, o alimento é uma importante fonte de carboidratos, o nutriente que dá ânimo e energia para diversas atividades do dia a dia.
É por isso, inclusive, que ele funciona muito bem no café da manhã como um dos principais itens que oferecem o “combustível” para as primeiras tarefas do trabalho ou a prática das atividades físicas matinais – se você é daqueles que acordam cedo para fazer um exercício, antes de começar o expediente. A quantidade de pão permitida vai depender, no entanto, de fatores como idade e até da participação de outras fontes de carboidrato na dieta, a exemplo de legumes e cereais.
Se você deseja emagrecer, claro, não dá para abusar no consumo de pães, mas eles podem entrar no cardápio sem problemas nas porções recomendadas por seu médico ou nutricionista. Uma ideia, aliás, é procurar por pães mais nutritivos que os feitos de farinha branca. Além de tudo, diversas versões possuem fibras, que ajudam na digestão e prolongam a saciedade, fazendo com que você demore mais a sentir fome de novo.
Embora manteiga, margarina e geleia não estejam proibidos, esses acompanhamentos incrementam o valor calórico do alimento. Por isso, vá devagar com eles, podendo trocá-los por queijos magros, tomate, cebolas ou pastinhas light no recheio – mais saudáveis.
Confira outros tipos de pão que vão ajudar na sua saúde:
Pão integral: a farinha não passa pelo processo de refino como no caso do pão branco. Dessa forma, o produto mantém boa parte das fibras e de seus nutrientes.
Pães de 7 grãos: há versões com até 15 grãos no mercado, que podem ser linhaça, arroz, sementes de girassol, aveia, entre outros que acrescentam benefícios ao produto. Esses pães também costumam ser produzidos com farinha integral, apresentando inclusive gorduras boas, como o ômega-3, que previne doenças cardiovasculares e é antioxidante – retardando o envelhecimento das células.
Pão com iogurte: além de nutritivo, sua massa é mais leve, o que, segundo a nutricionista, facilita a digestão.
Pão light: para ser considerado light, o pão deve ter uma redução de 25% na porção de um ou mais nutrientes. Esse, em geral, é a gordura. Para mais informações sobre o que se apresenta em quantidade diminuída, confira os dados na embalagem.
Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário: