12.25.2011

HIDROTERAPIA REJUVENESCE A PELE


Hidroterapia rejuvenesce a pele
A hidroterapia rejuvenesce a pele, atua no sistema nervoso e, também, no circulatório. Saiba mais sobre este tratamento e como ele pode te ajudar.

A água é um dos bens mais preciosos que podemos encontrar na natureza. Desde a antiguidade, os benefícios deste líquido são conhecidos e utilizados em prol da saúde. O uso terapêutico da água ganhou força com a civilização grega, que utilizava fontes naturais de água e espaços de banho. Segundo o terapeuta Paulo Edson Reis Jacob Neto, a hidroterapia utiliza a água em diversas formas e temperaturas, já que as propriedades curativas da água atuam no rejuvenescimento da pele, assim como no sistema nervoso, circulatório e térmico.
“Os gregos criaram a prática do uso dos banhos em diferentes temperaturas para a cura de diversos males. Os romanos também aderiram aos benefícios da água e são lembrados pelos famosos banhos públicos, que serviam para higiene pessoal e terapia”, conta.
O terapeuta explica que entre os benefícios que a hidroterapia proporciona aos pacientes estão o rejuvenescimento da pele, o alívio de diferentes tipos de dor, tonificar o corpo e acalmar os músculos, pulmões, estômago e o coração. “A terapia com água também fortalece os sistemas endrócrino, circulatório e imunológico. As propriedades da água conduzem a sua temperatura até o organismo e ela atua basicamente de duas formas – a térmica e a mecânica. A escolha depende da enfermidade a ser curada”, diz.
Na técnica mecânica o organismo reage de forma instintiva e se movimenta mais facilmente dentro da água do que fora. Já na técnica térmica, a temperatura da água define a resposta do corpo. “A água quente relaxa e acalma o corpo e a fria estimula e revigora o organismo. Durante o tratamento, as temperaturas podem ser combinadas e a aplicação pode ser feita por meio de imersões parciais ou completas, jatos de água, massagens, duchas, compressas, inalações ou movimentos realizados dentro de piscinas”, esclarece.
Para quem sofre com espasmos musculares, problemas respiratórios e estresse a hidroterapia é uma excelente alternativa. A água também melhora o movimento das articulações, estimula a percepção visual e traz relaxamento físico e emocional. “A hidroterapia é utilizada para treinos de resistência, reeducação de músculos paralisados e para a manutenção da postura e do equilíbrio corporal”, recomenda o terapeuta.
Conforme a forma de tratamento, a hidroterapia recebe várias classificações como a hidromassagem, a hidroginástica, a balneoterapia, a hidroterapia de efeito interno ou externo. “As técnicas possuem metodologias diferentes, que também promovem resultados diversos. Algumas são específicas para o tratamento de zonas específicas do corpo, enquanto outras atuam em todo o organismo. O terapeuta possui os conhecimentos necessários para indicar a melhor opção”, ressalta.
A hidroterapia pode ser sugerida para pessoas de qualquer idade, com exceção de quem tem diabetes, esclerose, feridas abertas, micoses, hidrofobia, insuficiência cardíaca e problemas com a pressão arterial.

HIDROTERAPIA PROPORCIONA QUALIDADE DE VIDA PARA AS GRÁVIDAS

Hidroterapia proporciona qualidade de vida para as grávidas
Saúde é primordial, futuras mamães!

A gravidez é, sem dúvida alguma, o momento mais especial da vida da mulher. Mas, mesmo com toda a felicidade que a gestação proporciona, ainda não é possível esquecer os desconfortos deste período. Para passar bem por essa fase, o acompanhamento correto do pré-natal, alimentação saudável e exercícios físicos são de grande ajuda. Recentemente, a hidroterapia está sendo cada vez mais recomendada para as futuras mamães a partir dos três meses de gestação.
Desde o começo da gravidez, o corpo da mulher sofre mudanças que podem causar desconfortos músculo-esqueléticos (responsáveis pelos movimentos voluntários), podendo ser prevenidos ou amenizados com sessões individuais de hidroterapia. Na busca pela qualidade de vida da grávida, o fisioterapeuta analisa o quadro de cada paciente, a fim de verificar e identificar quais atividades deverão ser seguidas.
Segundo especialistas, as sessões de 30 ou 60 minutos são realizadas com a supervisão de um profissional em piscinas terapêuticas adaptadas e aquecidas a 34ºC. Esta terapia utiliza as propriedades físicas da água, como densidade, pressão hidrostática, flutuação e viscosidade, somadas aos efeitos do calor, que proporcionam respostas mecânicas e fisiológicas específicas.
São realizados exercícios aeróbicos especializados para a gravidez, que, além de evitarem quedas e impactos nas articulações, fortalecem os músculos da mãe utilizados durante o parto e auxiliam a correção da postura, sem sobrecarregar a musculatura. Entre os outros benefícios oferecidos pela hidroterapia estão: gasto energético maior, adaptação metabólica e cardiovascular materna à gestação, relaxamento corporal e controle do estresse.
Os especialistas fazem um alerta às mamães. Os exercícios podem ser cumpridos até o último mês de gestação, desde que tenham a supervisão do fisioterapeuta e que não haja contra-indicação médica.

Nenhum comentário: