1.12.2012

Grávidas do crack


A informação é da reportagem de Cláudia Colucci e Rogéio Pagnan publicada na edição desta quinta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
O impacto do crack na gestação tem sido objeto de vários estudos, mas ainda há controvérsia sobre os efeitos a longo prazo na criança. A questão é: como separar as sequelas da droga de outros fatores também presentes na vida da gestante dependente, como alcoolismo, tabagismo e desnutrição?

Fábio Braga/Folhapress
Lilian Bastos de Souza, 26, é usuária de crack há cerca de quatro anos e está grávida de nove meses
Lilian Bastos de Souza, 26, é usuária de crack há cerca de quatro anos e está grávida de nove meses
De acordo com o texto, os bebês dessas mulheres tendem a nascer prematuros e com atraso de desenvolvimento. Também têm mais chances de apresentar sequelas neurológicas, retardo mental, deficit de aprendizagem e hiperatividade.
Estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com dez grávidas que vivem na cracolândia, obtido com exclusividade pela Folha, mostra que apenas duas estão fazendo o pré-natal. Seis grávidas fumavam até dez pedras por dia. As demais chegavam a consumir 20 pedras.

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: